Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Cerimônia com mais de 600 alunos marca formatura do Proerd, em Marabá

Seis escolas municipais participaram da solenidade de formatura que premiou as melhores redações de estudantes

Por Emilly Coelho (CRG)
05/12/2024 14h51

A solenidade de formatura dos alunos (as) do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Polícia Militar, foi realizada na manhã desta quinta-feira (5), no auditório da Igreja Assembleia de Deus, na Folha 33, em Marabá, Região de Integração de Carajás. Seiscentas e quarenta e três crianças e adolescentes do ensino fundamental de seis escolas da rede pública municipal de Marabá, das turmas de 5º ao 7º anos, participaram da Solenidade de Formatura de multiplicadores do Proerd, considerado o maior Programa de prevenção Primária da Polícia Militar. 

Durante o evento, foram escolhidas as três melhores redações com o tema “A experiência com o Proerd”, das seis escolas participantes, e os vencedores receberam como prêmios bicicletas. Na solenidade também foram sorteados diversos prêmios aos alunos. Os formadores policiais militares de cada escola foram presenteados pelo relevante trabalho prestado à comunidade escolar.

O coronel Ricardo Batista da Silva, comandante do CPR II (Comando do Policiamento Regional), destaca a importância da solenidade de formatura de multiplicadores para Polícia Militar, Escolas e Famílias. 

“Para nós é mais uma entrega social. A Polícia Militar, além preservar as vidas, aplicar a lei e restabelecer a ordem com responsabilidade social, também trabalha a prevenção primária. Orientar a seguir um caminho diferenciado, educando a resistência às drogas e à violência, direcionar os alunos a sempre procurar o responsável quando acontecer alguma coisa e mostrar que a vida tem muitos caminhos, esses e muitos outros temas são trabalhados na formação. Mesmo a criança envolvida dentro de um ambiente doméstico não favorável, ela pode entender que pode ser um médico, advogado, jornalista, policial militar e engenheiro. A PM vem com essas lições e garantir com que eles possam ter uma visão mais clara da vida e do mundo”, explica o coronel. 

Trata-se da segunda formatura do ano, a primeira aconteceu no 1º semestre e envolveu cerca de 600 crianças e agora 643 alunos. “A PM fica feliz quando atua na prevenção primária, e garante que no futuro tenhamos uma cidade mais pacífica e ordeira”, complementa o comandante. 

Os formadores da PM desenvolvem o programa três vezes na semana, nos turnos manhã/tarde, os alunos recebem orientações pedagógicas importantes, fora do ambiente pedagógico. Entre as orientações o coronel Batista elenca: defesa pessoal, saber dizer um não com firmeza na hora de um oferecimento de drogas e bebidas alcoólicas, proteção da intimidade, entre outras tomadas de decisões, garantindo com que a criança fique mais responsável, pontual, organizada e o desempenho melhora em consequência.

Escolas - Foram seis escolas escolhidas para receberem o Proerd neste semestre, sendo três do núcleo Cidade Nova e três Nova Marabá, são elas: Colégio com Supervisão Militar (CMRio) (Folha 13), Escola Municipal Maria Das Graças Ribeiro Sousa (Jardim União), Escola Municipal e Estadual Oneide de Souza Tavares (Folha 30), Escola Cristo Rei (Jardim união), Escola Albertina Sandra Moreira dos Reis (Folha 06) e Escola Dinalva Gomes de Arruda (Infraero).

Participantes - Para a aluna Lara Riandra Alves Aguiar, do 7º Delta, de 13 anos, o Proerd é um programa “muito bom”. “Aprendemos a ficar longe de amizades ruins, dizer não a certas coisas que oferecerem. Também ensina coisas boas, como tomadas de decisões”, sublinha.

“Aprendi que não podemos dar ouvidos a pessoas ruins e não frequentar locais ruins e não usar drogas. Eu já escolhi minha profissão, quero ser engenheira e dar orgulho para minha família”, conta a aluna Isabela Vitória Bochat Santos, de 13 anos.

A diretora do Ensino Fundamental do Colégio com Supervisão Militar (CMRio) Gilda Rios, explica que o Proerd atendeu neste ano de 2024 mais de 300 crianças em formação somente no CMrio. “Além da formação que eles têm em casa, a Polícia Militar vem com as turmas dos sextos anos, e no segundo semestre com as turmas de sétimos anos, realizando o trabalho de prevenção ao combate às drogas e violência, então muda o comportamento em sala e muda nas ruas e na comunidade em geral, uma atividade feita dentro da escola em parceria com a Polícia Militar e que reflete no comportamento disciplinar na escola, em casa e na rua”, conta.
A coordenadora da área de Segurança Ariane Serrão Borges representou o secretário João Chamon Neto na cerimônia de multiplicadores.

Saiba mais - O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a versão brasileira do Programa Norte-Americano Drug Abuse Resistance Education - Dare (Educar para Resistir ao Abuso de Drogas), implantado na polícia de Los Angeles em 1983 com objetivo de atuar na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes e atualmente está presente em mais de 69 países. No Pará, o Proerd já formou cerca de 280 mil crianças e adolescentes na capital e em diversos municípios do Estado. 

O Proerd é desenvolvido em sala de aula, em 10 lições ministradas por policiais militares capacitados em curso de formação e metodologia do programa com foco na resistência às pressões quanto ao uso de drogas e violência, tornando-se um instrumento importante no combate à violência escolar e tráfico de drogas, reunindo Polícia Militar, Escola e Família.