Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Semana da Extensão Rural pelos 59 anos da Emater tem homenagens da Ufra

Emater é o órgão oficial de extensão rural do Pará, e atua em parceria com instituições, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável

Por Ivana Barreto (EMATER)
05/12/2024 09h37

Durante a programação da Semana de Estadual da Extensão Rural e do Extensionista Rural, que comemora os 59 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Emater recebeu homenagem de menção honrosa da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). 

A homenagem aconteceu, na quarta-feira, 4, no decorrer da programação do IV Conecta Ufra, evento da Universidade que acontece também o IV Seminário de Extensão. 

"É gratificante saber que nosso compromisso com uma gestão de ATER com resultados tem ganhado notoriedade e dado visibilidade as ações que a Emater desenvolve por todo Pará, considerando a diversidade amazônida em seu planejamento e implementação da Ater pública", destacou o presidente da Emater, Joniel Abreu.

"Receber este reconhecimento da Universidade Federal Rural, parceira de muitas ações e berço de formação de muitos de nossos extensionistas é de estimável honra e valorização dos serviços de ater pública no Estado. A nossa parceria com a Universidade vem de anos, e, ainda, este mês, assinaremos um termo de cooperação técnica com a Universidade oficializando e estreitando ainda mais os laços entre as duas instituições", destacou Cristiane Corrêa, coordenadora Técnica. 

A Emater Pará é o órgão oficial de extensão rural do Estado, e atua há 59 anos em parceria com instituições, contribuindo para transformações sociais e para o desenvolvimento rural sustentável e a valorização dos agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais da Amazônia.

"A Emater é uma grande parceira nossa e é essencial no processo de assistência técnica e extensão rural no Estado. Como estamos promovendo um evento com o tema, não poderíamos deixar de homenagear esta instituição", comentou a reitora da UFRA, professora Herdjania Veras de Lima.

Apresentação dos novos sistemas digitais 

E, ainda, dentro da programação da Semana de Extensão Rural, os novos sistemas da Empresa de Assistência Técnica foram apresentados à Câmara de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), durante sua reunião mensal, realizada também na quarta-feira, 4, na Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Um dos sistemas apresentados foram o Sisater Pará, ferramenta para cadastro dos beneficiários da agricultura familiar no Estado, assim como para o registro dos dados e informações das atividades dos extensionistas, a fim de monitorar, planejar e avaliar as ações. 

O Sistema de Acompanhamento das Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sisater Pará) estava há certo tempo apenas em planejamento e alguns testes, e somente ano passado, com a atual gestão, que a execução definitiva foi iniciada pelos próprios servidores da Empresa de Assistência, que são da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic), coordenada pelo extensionista Jorge Augusto Macedo, coordenador da CTIC.

A nova ferramenta, que já encontra-se em funcionamento e pode ser acessada em ambiente web, desktop e mobile, é um sistema constituído por diversos módulos contendo informações sobre Força de Trabalho, Beneficiários de Ater, Organizações Sociais, Comunidades, Unidades de Produção, Atividades de Pesca, Subprojetos do Proater, Programação Mensal, Formulário de registro das atividades de Ater (FATER), Crédito Rural e Relatórios.

O outro sistema foi o Geoportal, plataforma de geotecnologias que oferece um banco de dados de atividade da Emater até então inédito na internet: são mapas, fotografias e estatísticas, entre outras informações, com múltipla utilidade em termos de gestão ambiental, regularização fundiária e efetividade de políticas públicas. 

Jamerson Viana, chefe do Núcleo de Geotecnologia, Diagnóstico e Rastreabilidade (NGDR/Labgeo), conduziu a apresentação da nova ferramenta que já está na ambiência da web, desde a segunda-feira (2/12). As duas ferramentas podem ser acessadas pelo site da Emater. 

A Câmara de Assistência Técnica é vinculada ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), é é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF), com a finalidade de estabelecer normas e procedimentos, bem como prover os meios necessários ao planejamento, execução e acompanhamento das ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Além da Emter, mais 17 Instituições Estadual e 32 representantes não governamentais formam o Conselho.