Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Metropolitano realiza palestra sobre HIV Aids e Saúde mental

A programação ocorre na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, realizada de 2 a 6 na unidade

Por Alberto Dergan (HMUE)
04/12/2024 16h08

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), do Governo do Pará, tem realizado diversas palestras focadas na prevenção e segurança de colaboradores e usuários durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), realizada de 2 a 6 de dezembro.

Na tarde desta quarta-feira, 4, foram ministradas as palestras "Saúde no trabalho: longe da Síndrome de Burnout" e "Transversalizando informações sobre HIV/Aids e tuberculose".

"O objetivo é desmistificar qualquer tipo desinformação acerca das temáticas que precisam ser abordadas principalmente no nosso contexto hospitalar de unidade pública de saúde, onde recebemos diversos pacientes que, muitas vezes, precisam de orientação", diz o diretor assistencial do Hospital Metropolitano, Clóvis Guse.

Conduzida pelo psicólogo Elenson Medeiros, a palestra sobre saúde mental abordou características da Síndrome de Burnout e reuniu colaboradores para trocar experiências acerca da doença. 

O psicólogo ressalta a importância de reconhecer os sinais precoces da síndrome e adotar estratégias para evitar seu desenvolvimento. "Burnout não afeta apenas o corpo, mas também a mente. Ela pode começar com um simples cansaço, mas, se não for tratada, pode levar a um esgotamento total, afetando a qualidade do trabalho e a saúde do profissional", explicou Elenson, alertando os participantes sobre a necessidade de se conhecer e reconhecer os limites pessoais.

Agregar o autocuidado como prática no dia a dia, além de buscar apoio psicológico sempre que necessário, está entre as principais ações. "Hoje, mais que nunca, é preciso aprender a balancear sua dedicação com o cuidado de si. Buscar ajuda não é um sinal de fraqueza, mas de responsabilidade consigo e com os outros", completou.

Um dos participantes, o técnico de segurança do trabalho, Carlos Henrique, ressaltou a relevância do tema. "A palestra foi muito esclarecedora. Muitas vezes nos esquecemos de cuidar da nossa saúde mental em meio à correria do dia a dia. As dicas de prevenção e os sinais são muito importantes para podermos cuidar de nós mesmos e de nossa equipe," afirmou.

Campanha “Dezembro Vermelho” – Dentro da Campanha “Dezembro Vermelho”, que marca uma mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), o Grupo Pará Vida esteve na unidade para falar sobre a transversalização de informações acerca do vírus, formas de prevenção e detecção.

Além de elencar os tabus sobre a doença para desmistificar preconceitos, houve a distribuição de preservativos e testes rápidos de HIV para todos os participantes. 

Estrutura - Gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano é referência no tratamento de pessoas vítimas de traumas de altas complexidades e queimados.

A unidade dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica — exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras —, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).