Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo do Pará conquista mais um reconhecimento nacional socioambiental pelas boas práticas sustentáveis do CIIR

O certificado celebra um título inédito para uma instituição da área da saúde pública e inclusiva do governo do Pará, que também está entre as três únicas instituições de saúde pública do País com o selo Chico Mendes

Por Governo do Pará (SECOM)
03/12/2024 22h16

O Governo do Pará compartilha mais um reconhecimento nacional com a conquista do Prêmio Socioambiental Chico Mendes/2024, pela terceira vez consecutiva, que eleva o Selo Verde na categoria Ação Socioambiental Responsável, por meio do Centro Integrado de inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, pelas boas práticas de preservação ao meio ambiente, que já fazem parte da cultura organizacional da instituição, que é referência no estado na oferta de assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD´s) nas quatro linhas de atuação: física, visual, auditiva e intelectual centra no cuidado da pessoa.

O Selo é concedido pelo Programa de Certificação pelo compromisso com a Responsabilidade Socioambiental (Procert) Selo Verde, do Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental (Inpra) Chico Mendes. O resultado foi divulgado, na noite desta terça-feira (3), às 20h, durante solenidade no Clube Círculo Militar de São Paulo, de forma presencial para entrega do prêmio.

“Com grande orgulho, celebramos a conquista do Prêmio Socioambiental Chico Mendes pelo CIIR, pelo terceiro ano consecutivo. Essa certificação reafirma o compromisso do governo do Pará com práticas sustentáveis e uma gestão inclusiva que transforma vidas. O CIIR não apenas se destaca pelo atendimento de excelência às pessoas com deficiência, mas também pelo impacto positivo em nosso meio ambiente e sociedade. Parabenizo toda a equipe por esse reconhecimento, que nos motiva a seguir promovendo saúde, inclusão e sustentabilidade.” declarou a secretária de saúde do Pará, Ivete Gadelha Vaz.

O CIIR foi representado pela gerente Administrativa e Financeira do Centro Especializado em Atendimento do Autismo (Cetea), que faz parte do Complexo de Reabilitação, gerenciado pelo CIIR. Ela esteve acompanhada da colaboradora, Luciana Maués, que faz parte da Comissão de Sustentabilidade do Centro de Reabilitação e receberam a premiação.

Luciana Maués e Jusciely Machado receberam a premiaçãoO certificado celebra um título inédito para uma instituição da área da saúde pública e inclusiva do governo do Pará, que também está entre as três únicas instituições de saúde pública do País com este Selo. O Instituto Chico Mendes é uma organização brasileira que atua, desde 2004, em prol da sustentabilidade e pioneira no quesito Certificação Socioambiental no Brasil. O uso do Selo Verde é atribuído a instituições que comprovem e aplicam soluções que englobam o meio ambiente, social e econômico.

Aprovação - Entre os beneficiados pelas ações de sustentabilidade está a professora Maria Rocha, 53 anos, moradora de Ananindeua. Ela é assistida pelo CIIR há três anos para tratamento auditivo e, enquanto aguardava sua consulta de retorno com otorrinolaringologista, soube da distribuição de hortaliças da horta, isenta de agrotóxico, cultivada no Jardim Sensorial da instituição.

"Eu estava andando aqui próximo da orla e, de repente, me deu vontade de vir conhecer esse espaço e tirar umas fotos. E gostei muito, pois além de fazer lindas fotos, ainda ganhei quatro mudas de plantas: hortelã, boldo e onze-horas. Foi  gratificante! Achei lindo esse trabalho que o CIIR desenvolve  com os usuários”, disse.

A usuária destaca ainda que o espaço arborizado é uma ótima iniciativa. “Surpreendente para as pessoas que não sabem da existência e acham que elas vêm aqui somente para se consultar. Aliás, o jardim promove sustentabilidade e integração social entre os usuários, acompanhantes e colaboradores", disse Maria Rocha, que ama e cultiva plantas em casa.

Ao celebrar mais uma conquista por boas práticas de gestão sustentável, a diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, ressalta que a preservação do meio ambiente não é só uma tendência, é uma necessidade. “Respeitar a vida é adotar soluções que equilibram preservação e harmonia com a natureza, porque práticas sustentáveis não são apenas escolhas, são gestos de compromisso com o futuro. Em nome do CIIR, expressamos nossos sinceros agradecimentos ao Instituto Chico Mendes pelo significativo reconhecimento do Selo Verde, concedido à nossa instituição pelo terceiro ano consecutivo”, comentou.

A gestora ressalta o compromisso da equipe multiprofissional com a implementação de práticas ambientais sustentáveis, que são pilares fundamentais da cultura organizacional da instituição. “Este reconhecimento se torna ainda mais relevante em um momento em que Belém sediará a COP 30, em 2025, o maior evento global sobre mudanças climáticas. O governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria Estadual de Saúde Pública, está igualmente comprometido em promover boas práticas de gestão sustentável. Este prêmio nos fortalece e inspira a seguir firmes em nosso propósito de contribuir para um futuro mais sustentável para todos", concluiu Rejane Xavier.

Projetos sustentáveis - As atitudes sustentáveis no CIIR se apresentam em meio a um ambiente arborizado com 1.640m², o Jardim Sensorial, um local de pura natureza vertical com plantas, ervas e hortaliças, que são colhidas e distribuídas para a comunidade assistida com o intuito de conscientizar a uma alimentação mais saudável.

ECO CIIR -  O projeto Eco CIIR realiza a coleta e destinação correta de resíduos. O E+ Reciclagem, em parceria com a empresa Equatorial Energia, estimula os profissionais a trazerem resíduos ao Centro e, a Comissão de Sustentabilidade, por sua vez, recebe e realiza a pesagem do material.

"Canteiro com a comunidade"- Promove a integração social por meio do plantio de mudas em pneus personalizados instalados em bairros da periferia de Belém. A “Feira Sustentável” oportuniza o reaproveitamento empreendedor, sustentáveis que garantem o futuro para as próximas gerações.

Certificações nacionais por boas práticas sustentáveis

Período: 2024- “Projeto Guardião Azul: Uma ferramenta para aplicar o ESG em uma unidade de saúde da região Amazônica” com  apresentação  feita durante a 17ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis/2024 (SHS), este ano, no Rio de Janeiro.

Período: 2019 a 2024- O CIIR possui O Selo Ouro que é uma pontuação máxima do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG), que reconhece inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE). A conquista foi há seis anos e, desde então, o CIIR tem mantido a excelência de gestão em prol do meio ambiente.

Período: 2022- Menção Honrosa “Amigo do Meio Ambiente do Projeto 'Hospitais Saudáveis', iniciativa criada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Estado de São Paulo, que homenageia unidades de saúde com boas práticas de sustentabilidade.

Período: 2023- O projeto Guardião Azul é uma iniciativa do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) que visa reconhecer a excelência na gestão sustentável da saúde. A campanha propõe uma metodologia de monitoramento de ações sustentáveis e de preservação ao meio ambiente.

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários têm acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER). 

Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações pelo telefone (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Vera Rojas/Ascom CIIR