Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA ESPECIAL

Pacientes da pediatria do Hospital de Clínicas vivenciam momento de diversão fora do ambiente hospitalar

Os momentos de descontração ajudam no fortalecimento da autoestima e criam um senso de normalidade e alegria, indispensável durante o tratamento hospitalar

Por Lucila Pereira (HC)
03/12/2024 14h13

Em um gesto de solidariedade e cuidado, o Hospital das Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, promoveu na manhã desta terça-feira (03), um momento especial para as crianças da pediatria. O evento, realizado em uma casa de festas infantis cedida voluntariamente, trouxe momentos de diversão e descontração para os pequenos pacientes e suas famílias, aliviando o peso da rotina hospitalar. A programação contou com o acompanhamento de profissionais de saúde e reforçou os benefícios emocionais dessas ações. 

A terapeuta ocupacional Karla Aita destacou a importância do brincar e do cuidado integral para as crianças hospitalizadas. "O brincar livre para qualquer criança em idade escolar ou pré-escolar é fundamental para o desenvolvimento físico, psíquico, social e de linguagem. É nessa interação com o meio, com os objetos, com os brinquedos, estabelecendo relações nas brincadeiras com outra criança, com um adulto ou com várias crianças sob a coordenação de um adulto, que elas aprendem a se posicionar diante das situações do mundo e a desenvolver o autogerenciamento”, detalhou.

A profissional conta ainda que as internações prolongadas podem impactar o desenvolvimento dessas crianças, mas com o auxílio multiprofissional do HC elas conseguem ser bem assistidas. “O HC, atento a essas necessidades, conta com uma equipe multiprofissional completa, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educadores físicos”, pontua.

Solidariedade - Segundo Aita, ações como essas, especialmente em datas comemorativas como o Dia das Crianças e o Natal, contam com a generosidade de parceiros “que se doam de maneira espontânea para oferecer possibilidades para que as crianças possam brincar e interagir”. 

Roberta Ribeiro, gerente do espaço infantil, reforçou a importância de acolher as crianças em momentos como este. "Todo ano é um prazer para a gente receber essas crianças aqui. Nós já fazemos isso há alguns anos, e os proprietários fazem questão de continuar com essa ação. A gente sabe que eles não teriam essa oportunidade, com toda certeza. É um dia que nunca mais vão esquecer. Para nós, é um prazer imenso. As pessoas que estão aqui hoje trabalhando estão de coração, porque precisam transmitir amor. Só tenho a agradecer às pessoas que nos procuram para oferecer esse dia a eles. Para nós, é só gratidão", declara.

Para muitas famílias, a ação teve um impacto profundo. Itamara Corrêa, mãe da pequena Estela, compartilhou sua visão sobre a importância de atividades como essa. "Eu achei muito legal, porque para nós, adultos, já é estressante estar no hospital, imagine uma criança. Minha filha faz o procedimento e logo volta para casa, mas penso nas crianças que ficam meses internadas. É muito cansativo e estressante. Esse projeto de trazer as crianças para um parque, para passear, é maravilhoso", afirmou 

Pacientes e acompanhantes se mostraram felizes com a atividade, mostrando que o cuidado com a saúde infantil vai muito além dos tratamentos médicos, alcançando também o emocional das crianças e suas famílias.

Texto: Kelly Barros - Ascom/HC