Imagem peregrina é recebida por 32 mil pessoas na orla da Estação das Docas
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré recebeu as homenagens de centenas de pessoas que desde cedo disputavam o melhor lugar para acompanhar a chegada da procissão fluvial na Estação das Docas, na manhã deste sábado, 10. Pela primeira vez em 26 anos, a imagem contornou a praça para a bênção dos devotos, que se aglomeravam em redor, até ser levada à berlinda para a Moto Romaria.
O complexo turístico da Estação das Docas, que incorpora a Praça Pedro Teixeira, abriu às seis da manhã para receber os devotos – mais de 32 mil pessoas, segundo cálculos da Gerência Operacional da Pará 2000, que administra o espaço. As varandas dos armazéns 1 e 2, do Terminal Fluvial e do Anfiteatro Pedro Nolasco foram tomadas pela multidão.
Por determinação da Defesa civil, o guarda-corpo da orla foi isolado por defensas, para evitar a aproximação das pessoas da beira do cais, a exemplo do que vem sendo feito nos anos anteriores. Somente a orla do Armazém 3, conhecido como Boulevard das Feiras, foi isolado do grande público e reservado às pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção.
Para Eunice Silva, de 60 anos, acompanhar a Romaria Fluvial da Orla da Estação das Docas foi um privilégio. “Meu sentimento é de muita alegria em poder acompanhar o Círio e ver essa grande demonstração de fé em Maria Santíssima”, disse.
Na noite deste sábado, a Estação voltará a ser ponto de reunião dos romeiros por ocasião da Trasladação da imagem para a Catedral da Sé, e na manhã de domingo durante a passagem da grande procissão pelo Boulevard Castilhos França.
O governo do Estado instalou uma estrutura para receber convidados oficiais do governo. Em um palanque instalado no estacionamento da Estação, a cantora Fafá de Belém fará um espetáculo musical tanto na noite deste sábado quanto na manhã de domingo.