Ryu Goto se apresenta em concerto com a Sinfônica do Theatro da Paz
A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta nesta quinta-feira, 15, às 20h, um concerto em comemoração aos 120 anos do Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação entre Brasil e Japão. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Fundação Japão e Consulado do Japão em Belém, o evento tem entrada franca. A apresentação tem a participação do solista Ryu Goto e será composto por um repertório em homenagem ao compositor alemão Johannes Brahms (1833-1897), com a sinfonia nº 3 e o concerto para violino e orquestra em ré maior.
A gerente de Música da Secult, Marianne Lima, ressalta que o espetáculo tem parceria com a Fundação Japão. "Estamos felizes, especialmente por receber o solista Ryu Goto, que é um jovem cantor, com um talento incrível”, diz. Miguel Campos Neto, maestro da OSTP, afirma que o repertório é importante para os músicos da Orquestra, por ser a primeira vez que vão executar estas obras. “As duas peças alemãs já foram tocadas em Belém, mas não por nós. Isso mostra o amadurecimento da cidade em relação à música sinfônica, porque há alguns anos esse tipo de obra só era apresentada em grandes festivais”, analisa.
O solista Ryu Goto se firmou como uma voz importante da música clássica, com uma vasta e crescente audiência na Ásia, América do Norte e Europa. Iniciou a carreira aos sete anos quando debutou no Festival de Música do Pacífico em Sapporo, Japão, executando o Concerto nº 1 para Violino de Paganini. Desde então, ele se apresentou como solista em conjunto com várias das principais orquestras e ensembles do mundo, incluindo a National Symphony Orchestra, Filarmônica de Londres, Filarmônica de Munique, Orquestra Sinfônica de Viena, Orquestra Sinfônica de Sydney, Orquestra Nacional de Lyon, Orquestra Sinfônica de Montreal, Orquestra Sinfônica de Hamburgo e Orquestra Sinfônica de Xangai.
Miguel ressalta que o contato com o solista Ryu é fundamental para firmar a parceria entre o Pará e o Japão em relação à música, relembrando que nos anos 1980, quem aprimorou o ensino em violino em Belém foi o professor japonês Zenzo Matsumoto. “Receber Ryu Goto é importante pelo intercâmbio, ele tanto nos ensina, como também aprende conosco”, afirma Miguel.
Após esta apresentação, no Theatro da Paz, Ryu Goto segue para Manaus (AM), onde se apresenta no dia 17 de outubro com a Orquestra Amazonas Filarmônica no Teatro Amazonas; encerrando em 21 de outubro, com a Orquestra Sinfônica da UFRJ no Rio de Janeiro (RJ), na Sala Cecília Meireles. Ainda em Belém, o músico realizará um workshop para intercâmbio com os estudantes de música da Fundação Amazônica de Música, que coordena o Projeto Vale Música em Belém. A atividade será realizada no dia 13 de outubro, das 15h às 18h. Todas estas atividades integram as comemorações dos 120 anos de Amizade Japão-Brasil.
Serviço: Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz com o solista Ryu Goto. Dia 15, às 20h. Local: Theatro da Paz. End: Avenida da Paz, s/n. Informações: (91) 4009-8766/8754. Entrada franca, com retirada de ingressos a partir das 9h dos dias dos eventos.