Campanhas em Belém e Capanema impulsionam doações de sangue, leite e medula óssea
Nesta sexta-feira (16), de 8h as 14h, a Fundação Hemopa realizará campanha externa de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, além de doação de leite humano. Esta é uma parceria com a Fundação Santa Casa de Misericórdia e a Unidade Municipal de Saúde (UMS) Benguí II onde ocorrerá a campanha que busca coletar 100 bolsas de sangue, 30 cadastros, 25 litros de leite humano e 100 vidros com tampas de plástico para armazenamento do leite. O objetivo é contribuir para manutenção dos estoques dos bancos destas Fundações ao promover esta ação conjunta de valorização à vida.
Segundo a gerente de captação do Hemopa, Juciara Farias, a campanha promove o tema da doação voluntária de sangue e leite humano na comunidade do bairro do Benguí com o envolvimento dos seguintes públicos: agentes de saúde, CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, Conselho Tutelar, República do Emaús, igrejas locais, escolas do entorno, familiares de pacientes e funcionários das UMS I e II. A campanha anterior ocorrida em agosto do ano passado resultou em 116 comparecimentos de doadores e 23 novos cadastros. Diante de significativos resultados, a assistente social Juciara Farias parabeniza e agradece as instituições parceiras, e, sobretudo, o voluntariado dessas ações.
Este ano a novidade é a doação de leite humano, pois a UMS também é um posto de coleta que auxilia a Santa Casa. O objetivo é se solidarizar com as causas e ajudar os pacientes que precisam desses dois líquidos preciosos, explica o gerente da Unidade, Dr. Roberto Macedo. “Nós sensibilizamos e mobilizamos toda comunidade para aderir a campanha e vir ajudar. Tiramos as dúvidas, descartamos os mitos, eliminamos tudo que possa impedir as pessoas de realizar sua doação”, explica o médico que já foi doador e hoje se tornou um agente multiplicador.
Campanhas – Também na sexta-feira, no nordeste do Estado, o Hemopa Capanema (Henca) receberá um grupo de voluntários do município de Tracuateua para uma nova doação. Esta ação faz parte do Projeto "Parceria pela Vida", que capacita os Agentes Comunitários de Saúde, por meio do Programa Agente da Doação para captação de doadores de sangue, cadastro de medula óssea.
Ainda no município, já entre os dias 27 de outubro e 16 de novembro ocorre campanha com os participantes do Movimento Católico JUSANT (Juventude de Santa Terezinha).
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos – desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos –, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. Menores de 18 anos doam apenas com autorização do responsável. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.
A Unidade de Saúde Benguí II está localizada na Passagem Maciel S/N, no Benguí e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h as 17h.
O Hemopa Capanema fica na BR 308, KM zero, S/N - Bairro São Cristóvão. Funcionamento para coleta de sangue: 7h30 às 12h30.