Setran relata avanços nas obras de reconstrução da Ponte do Moju
O titular da Secretaria Estadual de Transportes (Setran), Kleber Menezes, confirmou nesta quinta-feira (15) que as obras de reconstrução da Ponte Moju Cidade serão finalizadas ainda este ano. Em reunião pública no Auditório Municipal de Moju, ele informou à população e autoridades presentes, entre elas o prefeito Deodoro Pantoja e o deputado Iran Lima, que os trabalhos estão na reta final. “Demos início aos reforços estruturais para que a ponte possa receber os novos blocos da pista. Até 31 de dezembro a ponte estará em perfeitas condições de trafegabilidade”, garantiu.
Segundo Kleber Menezes, a parte mais complicada dos trabalhos já foi superada. “Isso era justamente a reconstrução do pilar 14, que foi totalmente danificado pela colisão da balsa. Era a fase considerada ‘crítica’. Agora o cronograma segue com a recuperação das estruturas remanescentes. Com a retirada das ‘línguas’ e todos os reforços, os estudos demonstraram que não era necessário fazer a substituição das duas estruturas que estavam anexas, como estava previsto inicialmente no contrato. Com a recuperação e os reforços, a ponte terá a mesma condição para a qual ela foi projetada”, informou.
Outro diferencial no projeto são os mecanismos de proteção que estão sendo instalados em torno dos pilares de navegabilidade. Trata-se de dolfins, capazes de absorver grandes impactos sem prejuízos à estrutura da ponte, como forma de prevenir novas colisões à estrutura. Além disso, toda a iluminação da ponte e do canal de navegação será feita com lâmpadas de LED, dotadas de um sistema de reposição para garantir a segurança dos usuários. Toda a extensão da ponte passará, ainda, por uma recuperação asfáltica, recebendo uma nova camada de recapeamento. Os acessos à estrutura também serão recuperados.
Projeto – O secretário informou ainda que as estruturas metálicas que substituíram as duas remanescentes que estão sendo recuperadas servirão para um novo avanço em infraestrutura na região. “Elas já estão construídas e foram orçadas no contrato inicial, porque na época projetamos a pior das hipóteses, justamente para que não houvesse contratempos na obra. Com o comportamento favorável da estrutura, elas serão realocadas para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Meru, em Igarapé-Miri. Só elas representarão cerca de 40% da parte estrutural dessa nova obra”, anunciou.
Em seguida, Kleber Menezes também confirmou à população que parte da Rodovia PA-252 será asfaltada. Serão doze quilômetros de asfalto, que serão feitos nas transições dos núcleos urbanos ao longo da rodovia. Além disso, continuam os trabalhos de manutenção das vias principais de Moju, que passou a receber um grande fluxo de veículos com a interdição da ponte.
As notícias foram recebidas com entusiasmo pela população. O professor Antônio Geraldo, que pediu fala durante a audiência, disse que saía de lá com 100% das dúvidas sanadas. “Fico bastante feliz com a presença dos senhores porque acredito que era disso que a nossa comunidade precisava, dessa conversa transparente como a que está sendo feita aqui”, afirmou.
O prefeito Deodoro Pantoja também agradeceu pela presença do secretário e da equipe técnica da obra. “Fico feliz que ela tenha sido feita agora e que o pedido da nossa comunidade da PA-252 tenha sido atendido. Nesta segunda fase, observamos que o trabalho andou de maneira bastante eficaz e aberta para que a população pudesse acompanhar. Ainda ontem (quarta-feira) conversei com o governador Simão Jatene sobre a ordem se serviço para a drenagem da nossa Avenida Palmares, e agradeci por todos os esforços que têm sido feitos não só em Moju, mas em toda a nossa região”, afirmou.