Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COLETA

Primeiros resultados de análise da água em Vila do Conde não indicam contaminação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/10/2015 16h16

Os primeiros resultados das análises feitas pela equipe do Laboratório Central do Pará (Lacen) da água coletada em oito pontos estratégicos, em diferentes áreas e bairros de Vila do Conde, em Barcarena, indicam que as amostras não apresentaram risco de contaminação por bactéria. As amostras foram coletadas no dia 8 de outubro, segundo dia após o acidente. Os materiais foram trazidos pela equipe do Lacen e a metodologia utilizada foi com saco coletor, para as análises - Demanda Bioquímica de Oxigênio, Microbiológico e Fisicoquímico.

Na última quarta-feira, 14, foram coletadas novas amostras para análises do meio ambiente e consumo humano. As amostras foram retiradas de vários pontos estratégicos, identificados juntamente com o município e marcados com GPS para o georreferenciamento, no intuito de dar continuidade ao monitoramento, que estabelece como metodologia para o acompanhamento das condições sanitárias/balneabilidade, com vistas à obtenção de dados, relativos a diferentes pontos.

Já na quinta-feira, 15, foram coletadas mais cinco amostras de água. Estes últimos resultados serão liberados em um prazo de cinco dias a partir da entrada no Lacen, devendo ser divulgados, portanto, na próxima semana.

Acompanhamento e prevenção - A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que continua desenvolvendo ações para a implementação do monitoramento pertinente à situação ocorrida no município de Barcarena. Entre as ações, estão sendo distribuídos em conjunto com as equipes da Prefeitura de Barcarena frascos de hipoclorito de sódio aos moradores de Vila do Conde. O hipoclorito é usado para purificar a água, tornando-a própria ao uso e consumo humano.

A Secretaria informa ainda que está instalada, às proximidades do prédio sede da Defesa Civil Estadual, uma Unidade Móvel de Saúde, com serviços médicos pactuados na área de Pediatria. A equipe está constituída por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Está previsto a chegada de mais unidades móveis que vão percorrer os principais bairros da cidade para ofertar atendimento médico aos adultos.

Também estão no local profissionais do Departamento de Epidemiologia da Sespa, especialistas em georreferenciamento na área sócio-ambiental. Foram intensificados os trabalhos de monitoramento dos Programas Vigissolo e Vigiágua no município, sistemas que garantem o cadastramento e monitoramento das matrizes ambientais de água e solo, possivelmente contaminados.