CIIC lança campanha contra o capacitismo com distribuição de cartilhas educativas
Material visa alertar a rede escolar sobre as formas de preconceito contra pessoas com deficiência, manifestada por meio de julgamentos de inferioridade e incapacidade
O Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), espaço vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), lançou uma campanha contra o capacitismo, a partir de uma ação com entrega de cartilhas ilustrativas para alunos de escolas estaduais. O material visa alertar a rede escolar sobre as formas de preconceito contra pessoas com deficiência, manifestada por meio de julgamentos de inferioridade e incapacidade.
A cartilha contém informações e orientações que reforçam a luta contra as diversas formas discriminação em toda a sociedade. “Para o lançamento da campanha convidamos autoridades, representantes da nossa secretaria, e também de escolas estaduais, alunos e alunos de escolas parceiras. Queremos a partir dela trabalhar essa questão do preconceito contra as pessoas com deficiência, a reprodução de certos termos, expressões. Somos no Estado um centro que realiza atendimentos, mas que também promove essas discussões, essas ações formativas. Vamos levar essa campanha para escolas e empresas, aproveitando pra debater a pauta da inclusão e da acessibilidade na realização da COP 30 em Belém”, destacou o coordenador do CIIC, Felipe Bordalo.
Parceria - A produção dos materiais é fruto de uma emenda parlamentar de autoria do deputado estadual, Carlos Bordalo, que também solicitou à Assembléia Legislativa a formulação de 'votos de aplausos’ à iniciativa. O deputado, que esteve na ação de lançamento, reforçou o compromisso do seu mandato, junto ao Governo do Estado, em prol da inclusão de pessoas com deficiência.
“Parabenizo o secretário [da Seaster], o coordenador do Centro e os demais responsáveis pela elaboração e lançamento deste material. Esta cartilha é um passo significativo na promoção da inclusão e de igualdade de oportunidades, refletindo o compromisso da instituição realizadora com a construção de uma sociedade mais justa e acessível para todos. O capacitismo não apenas perpetua estereótipos negativos e barreiras físicas, mas também limita as oportunidades de participação plena das pessoas com deficiência em diversos aspectos da vida social, econômica e cultural. Ao promover atitudes inclusivas e conscientizar sobre as práticas que valorizam a diversidade, a cartilha ajuda a desmontar preconceitos e a criar ambientes mais acessíveis e acolhedores. Parabenizamos a equipe envolvida por seu esforço e dedicação na elaboração deste importante recurso educativo, que contribuirá para a sensibilização e a mudança de atitudes”, pontuou o parlamentar.
CIIC - O Centro Integrado de Inclusão e Cidadania é uma unidade de referência na região Norte na promoção de políticas públicas integradas voltadas para Pessoas com Deficiência (PcD). No espaço, os usuários têm acesso à inclusão sociocultural, digital e produtiva, além de garantir o pleno exercício dos direitos sociais e individuais dos PcD e suas famílias, por meio de atendimento especializado em parceria com as políticas de saúde, educação, habitação, trabalho, emprego e renda, esporte e lazer.
Serviço: O material está disponível para download no site da Seaster.