Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

Seap e Tribunal de Justiça realizam a 'IV Mostra de Reinserção Social'

Com a participação de mais de 120 custodiados, o evento mostrou ações de reinserção desenvolvidas nas unidades do Sistema Penitenciário do Pará 

Por Governo do Pará (SECOM)
02/12/2024 15h30

O evento conta com a parceria de instituições religiosas que atuam nas unidades da SeapA Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) realizaram, nesta segunda-feira (02), a “IV Mostra de Reinserção Social”, que tem como objetivo demonstrar as boas práticas e atividades relacionadas ao trabalho e à educação prisional. A programação ocorreu no Anexo I do edifício-sede do Poder Judiciário, em Belém, e apresentou as boas práticas realizadas nas unidades prisionais. Houve ainda apresentação do coral e comercialização de itens produzidos por internos do sistema penitenciário.

Mais de 120 custodiados participaram das apresentações dos corais, organizados por instituições religiosas parceiras da Seap, que promovem a assistência religiosa nas unidades penais, trabalho considerado fundamental na transformação do ser humano.

De acordo com Belchior Machado, diretor de Trabalho e Produção da Seap, essa assistência, aliada à custódia humanizada, contribui para o êxito do processo de reinserção social. “A gente tem certeza que eventos como esse fazem com que os internos consigam ver seus familiares, e os familiares consigam também observar que a custódia humanizada tem sido realizada na Seap, e que o processo de reinserção social caminha muito bem na Secretaria. Esse indivíduo sai do sistema prisional educado, ressocializado, com atividades de trabalho e, claro, com a transformação pela assistência religiosa, porque a gente sabe que a religião tem um papel muito importante na transformação do ser humano”, ressaltou Belchior Machado.

Apresentação do coral: música louva e libertaTrabalho artesanal - A Mostra de Reinserção Social de produtos confeccionados nas unidades prisionais ocorreu no hall do Anexo I da sede do Tribunal, e reuniu produtos feitos pelas integrantes da Coostafe (Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora); da Unidade de Custódia e Reinserção Feminina de Ananindeua (UCRF); objetos e móveis de marcenaria, oriundos da Unidade de Custódia e Reinserção do Coqueiro (UCRC) e da Unidade de Custódia e Reinserção de Ananindeua (Ucra), e horticultura e plantas ornamentais, da Unidade de Reinserção de Regime Semiaberto de Santa Izabel (URRS).

Durante o evento, a Vara de Execuções Penais da Região Metropolitana, o Conselho da Comunidade da Região Metropolitana e a Assembleia de Deus de Abaetetuba homenagearam servidores da Seap diretamente envolvidos nos projetos de ressocialização e reinserção social de pessoas privadas de liberdade.

Familiares dos internos participaram da programaçãoAbraço da sociedade - O interno da UCR Icoaraci, Marcelo Oliveira, participou pela quarta vez do coral 100% Liberdade. Segundo ele, a música é seu instrumento de louvor a Cristo, e a Mostra de Reinserção é uma forma de contribuir com a sociedade.

“A importância desse evento é ímpar porque são pessoas privadas de liberdade que saem da unidade para louvar o nome do Senhor Jesus Cristo com o apoio da Seap e da Igreja. Esse projeto nos ajuda de uma forma muito humana. Hoje todos os internos estão sendo abraçados novamente pela sociedade, se ressocializando para voltar ao convívio junto com a família. Muitas pessoas abraçam essa causa para que haja uma sociedade melhor”, disse Marcelo.

A interna Tamara Geane, integrante da Coostafe, já participou duas vezes do evento, que avalia como uma oportunidade oferecida pela Seap para voltar à sociedade. “É a segunda vez que eu participo desse evento, mas já estive em outros que a Coostafe é convidada. Tenho a oportunidade de ressocializar, de conhecer outras pessoas, de ter novas oportunidades também, principalmente para mim, que estou no semiaberto e tenho esperança de conseguir um trabalho externo. Hoje, meu foco é a ressocialização, o trabalho externo e a mudança”, informou.

A “IV Mostra de Reinserção Social” teve as presenças de diretores e servidores da Seap, representantes da Defensoria Pública, da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), do Poder Judiciário, de filhos e demais familiares das pessoas privadas de liberdade.

Texto: Yasmin Cavalcante – NCS/Seap