Oficinas de educação ambiental ensinam aproveitamento de materiais recicláveis
Realizada pela Semas nas Usinas da Paz em Belém, Ananindeua, Parauapebas e Canaã dos Carajás, a programação enfatizou o cuidado com o meio ambiente
Os municípios de Belém e Ananindeua (na Região Metropolitana), Parauapebas e Canaã dos Carajás (no Sudeste) ofereceram à população atividades de educação ambiental, promovidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no período de 24 a 29 de novembro. Com 99 participantes, a programação incluiu oficinas de ecobijuterias e embalagens, produção de sabão em barra e líquido, palestras e práticas de reutilização de materiais.
Participantes da oficina de ecobijuteriasSegundo a coordenadora de Educação Ambiental da Semas, Andreia Monteiro, nas oficinas e palestras foram abordadas a importância do descarte correto de resíduos e o potencial de geração de renda a partir de materiais recicláveis. "As atividades desenvolvidas durante essa semana foram extremamente relevantes. Conversamos com alunos do curso de Engenharia de Pesca da Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia) e levamos essas oficinas para as nossas Usinas da Paz, abordando a problemática dos resíduos", informou.
"A adesão das pessoas e o resultado final são extremamente relevantes. Observamos que, a partir do momento em que elas participam das nossas atividades há uma real transformação no modo como lidam com os resíduos", ressaltou a coordenadora.
Oficinas - De acordo com Viviane Moraes, odontóloga e participante das atividades na Usina da Paz de Canaã dos Carajás, participar do curso é desenvolver novas técnicas que geram ideias para o cuidado com o meio ambiente.
"Achei o curso fascinante. Utilizamos materiais de fácil acesso e técnicas simples, o que gerou muitas ideias para aproveitarmos tudo o que temos em casa. Inclusive, é possível confeccionar peças e embalagens para presentear, guardar objetos pessoais e, quem sabe, até empreender com esse tipo de produto. Achei o trabalho de grande importância e valor, pois cuida do nosso meio ambiente e estimula as pessoas a terem esse entendimento e responsabilidade. A equipe da Semas está de parabéns. Espero que outras oportunidades surjam, para que possamos aprender cada vez mais a cuidar do nosso meio ambiente", avaliou Viviane Moraes.
Alunos do curso de Engenharia de Pesca da Ufra participaram de palestra Palestra - Técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental, vinculada à Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental da Semas, ministraram palestra para alunos do Grupo PET Pesca, da Ufra, abordando temas como políticas públicas da Semas e Agenda 2030. Também destacaram os impactos ambientais nos recursos hídricos e iniciativas como o Plano Estadual Amazônia Agora e os programas Regulariza Pará e Territórios Sustentáveis, implantados pelo Governo do Pará.
A programação foi promovida pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), por meio de um conjunto de práticas e ações educativas que visam sensibilizar, conscientizar e mobilizar a sociedade para a defesa do meio ambiente, fomentar práticas sustentáveis e incentivar a geração de renda a partir da reutilização de resíduos sólidos e líquidos.
Texto: Mário Gouveia - Ascom/Semas