Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E DIVERSÃO

Hospital Regional dos Caetés promove 'Cinema na Enfermaria' para celebrar Dia da Humanização

Já aproveitando o clima natalino, usuários e acompanhantes assistiram ao filme 'A Princesa e a Plebeia', com direito à pipoca

Por Governo do Pará (SECOM)
29/11/2024 17h59

O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, município do nordeste paraense, celebrou o Dia Nacional de Humanização nesta sexta-feira (29), conceito que visa oferecer mais comodidade e bem-estar ao paciente, estabelecendo uma relação de respeito com o próximo. O objetivo é melhorar, cada vez mais, o atendimento, os tratamentos e os resultados que a instituição oferece.

A ação de educação em saúde foi conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que ofereceu sessão de "Cinema na Enfermaria". A iniciativa garantiu momentos de descontração e acolhimento aos usuários e seus acompanhantes, com a exibição do filme natalino “A Princesa e a Plebeia”, na Recepção do 1º andar, com direito à pipoca.

Alívio emocional - Para Vanessa Blante, presidente do GTH, o projeto representa uma importante iniciativa para transformar o ambiente hospitalar. “Ao levar sessões de cinema diretamente para enfermarias e espaços de internação, buscamos proporcionar momentos de descontração, acolhimento e alívio emocional. A ação beneficia não apenas pacientes e familiares, mas também os profissionais de saúde, criando uma atmosfera mais leve e acolhedora”, destacou.

A profissional disse ainda que, além de entreter, a iniciativa fortalece a esperança e o otimismo, elementos fundamentais no processo de recuperação. “Integrando cultura e saúde, o projeto distrai, conforta e inspira, tornando o cuidado hospitalar mais humano e significativo”, concluiu.

Antonia Elenice Maia Santos, 44 anos, mãe de Maria Raiane dos Santos  Oliveira, 30 anos, paciente que faz diálise, considerou “muito importante celebrar esse dia com uma ação assim. Ter esse momento com os pacientes fora dos leitos, para um momento de distração é muito bom. Parabenizo todos os envolvidos”.

Humanização - De acordo com o Ministério da Saúde, a Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde) no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Promover a comunicação entre estes três grupos pode provocar uma série de debates em direção a mudanças que proporcionem melhor forma de cuidar e organizar o trabalho.

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado pelo Hospital Regional, a Policlínica e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), integra a rede de saúde do governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.   

Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC