Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIZAÇÃO

ParáPaz Mulher fortalece mulheres do Combu contra a violência

Evento orientou sobre os direitos das mulheres e a tipificação das diversas formas de violência, ajudando a comunidade a identificar situações de abuso e buscar apoio

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
29/11/2024 17h01

Em um cenário bastante diferente do habitual, a equipe da Fundação ParáPaz, através da unidade ParáPaz Mulher, realizou na manhã desta sexta-feira (29) uma importante ação em alusão aos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

A iniciativa, que aconteceu na Ilha do Combu, em Belém, reuniu dezenas de mulheres e parceiros em uma mobilização que destacou a força da união para promover direitos, combater a violência de gênero e incentivar a autonomia feminina. 

O evento começou com uma apresentação educativa sobre os direitos das mulheres e a tipificação das diversas formas de violência, ajudando a comunidade a identificar situações de abuso e buscar apoio. Além disso, serviços essenciais foram oferecidos gratuitamente, como a emissão de documentos, orientação jurídica e psicológica e um minicurso de design de sobrancelhas, que capacitou e certificou 10 mulheres, fortalecendo sua autonomia econômica.

De acordo com a coordenadora da unidade ParáPaz Mulher, Bruna Castelo Branco, a ação reforça o compromisso com o empoderamento feminino, aproximando serviços fundamentais das mulheres que vivem na região.

"Parcerias como essas são fundamentais para transformar a realidade de muitas mulheres e promover acesso gratuito a documentos, exames, sem precisar se deslocar até a cidade e ainda promover a conscientização sobre o fim da violência de gênero", completou Bruna.

As parcerias com a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça e outras instituições foram fundamentais para a realização dos atendimentos. No total, foram contabilizados 64 encaminhamentos para a gratuidade de certidões de nascimento e óbito, além de 20 encaminhamentos para mamografias. Outros documentos também foram emitidos no local, facilitando o acesso da comunidade a serviços essenciais.