Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins transforma conhecimento em diversão
Atividade potencializou o ensino da matemática através da ludicidade, da arte e cultura
Cerca de 1.200 estudantes do Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins – CMRio, do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em Marabá, Região de Integração Carajás, participaram na manhã de sexta-feira (29), da 12ª Gincana de Matemática.
O objetivo da atividade é potencializar o ensino da matemática através da ludicidade, da arte e cultura. A gincana, que foi dividida em quatro equipes Alfa, Bravo, Charlie e Delta iniciou com desfile de trajes sustentáveis e com formas geométricas, após o desfile, aconteceu provas com resolução de equações do 2º grau, entre outros cálculos matemáticos, apresentação de paródias e danças, além de caracterização de personagens.
A professora de Matemática, Regiane Lima Barbosa, do Fundamental e Médio, lembra que muitos alunos possuem dificuldade na disciplina de Matemática, por ser considerada difícil, porém quando são apresentadas outras maneiras de ensinar os estudantes ficam mais empolgados a aprender.
“Eles colocam em prática o conhecimento que adquiriram no decorrer do ano durante a gincana. Muito se fala da COP 30, então integramos o assunto com a sustentabilidade. Em um desfile de abertura, os alunos aliaram as formas geométricas e reutilização de materiais que virariam lixo para confecção de trajes. Estou surpresa com a criatividade que eles estão apresentando”, explica a professora, acrescentando que a gincana é interdisciplinar, envolvendo todas as áreas do conhecimento.
Outro professor de Matemática, Pablo Souza da Silva, explica que a ideia é motivar os alunos ao estudo da disciplina. “Além de conhecer o conceito de matemática, almejamos que os alunos possam se envolver no processo de interação e brincadeiras. Os discentes são motivados a trabalhar em coletividade, e se ajudam bastante, vários ramos da matemática, como geometria de equação”, sublinha Pablo Souza.
Premiações - Neste ano, o CMRio conquistou marcas importantes, como o maior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da região de integração Carajás, atingindo 5.0, assim como resultados da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas)- totalizando uma medalha de prata a nível nacional, e 12 menções honrosas também a nível nacional, e a nível regional uma medalha de ouro e outra de bronze também na Obmep, sendo o professor Pablo Souza o único docente de Matemática a ser premiado com medalha na OBMEP.
A diretora da instituição de ensino, Elsivan Machado, explica que a gincana já é tradição na escola e uma integração entre alunos do Ensino Médio e Fundamental. Ela ressaltou que a gincana potencializa os conhecimentos matemáticos aprendidos durante o ano e aguça o senso de competição entre os estudantes.
A aluna Ana Luiza Viana Santos, 17 anos, cursa o 2º ano do Ensino Médio. Para ela, se trata de muita emoção participar da gincana. “Ensaiamos com um mês de antecedência as paródias e gritos de guerra. A minha equipe vermelha tem os alunos com a média melhor em Matemática e colocamo-los para realizar as equações, treinamos antes. É divertido aprender brincando e fica a pressão para ganharmos ponto, isso se torna muito divertido”, comenta ela.
DRE - “A Escola Rio Tocantins se destaca na matemática, com resultados acima da média na DRE, reflexo de um trabalho dedicado dos professores. Eventos como este só fortalecem essa ‘vocação’ que a escola tem nessa área do conhecimento que ainda é muito temida por parte dos estudantes,” ressalta Magno Barros, diretor da DRE.
O secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, destaca o trabalho desenvolvido pela escola ao longo dos anos. “Não apenas nessa atividade da gincana de Matemática, mas de forma permanente o Colégio CMRio desempenha um papel fundamental na formação de jovens estudantes, alcançando excelentes índices e sendo destaque até mesmo no cenário nacional, fazendo valer os grandes investimentos do governo do estado na área da Educação.”, elogia o secretário.
A gincana foi coordenada pela prof de matemática, Vandilamar Gatti.