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Projeto de educação financeira orienta alunos de escola estadual

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/10/2017 00h00

Alunos do 1º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Albanizia de Oliveira Lima estão vivenciando situações práticas de uma temática importante para seu futuro e de suas famílias. Um projeto da disciplina de matemática, implantado na instituição desde 2016, prepara os estudantes para lidar com o dinheiro.

Eles aprendem a aplicar conteúdos como razão e proporção, regra de três simples e composta, juros simples e compostos, aplicados à educação financeira. De acordo com o professor Alexandre Teixeira, os resultados do projeto têm agradado alunos e também os pais. “Esses adolescentes saem daqui levando esse conteúdo para suas famílias. Muitos acabam orientando os pais na hora de fazer compras de produtos de forma parcelada, sabendo se o crediário está acessível ou correto, se o juros está muito alto ou não, assim como orientando em caso de compra de imóveis, que geralmente são parcelados a perder de vista e têm juros muitas vezes altíssimos”, explicou o educador.

Um dos objetivos do projeto é educar os alunos a evitar o consumismo, prática comum na sociedade atual. “Saber o que eles podem comprar ou não, de acordo com o valor disponível, é uma das formas de educarmos esses adolescentes. Hoje, muitos alunos nossos são também menores aprendizes de empresas e tem uma renda. Alguns, inclusive, até contribuem para a renda familiar e por conta desse aprendizado, já se tornaram parceiros dos pais na hora de saber como gastar o dinheiro que possuem”, detalhou Evila Silva, diretora da Escola.

A Escola possui 270 alunos no 1º Ano do Ensino Médio, divididos em cinco turmas pela manhã e outras quatro pela tarde. “A temática Educação Financeira é aplicada por nós no último bimestre do ano. Junto com as aulas também fazemos visitas em parceiros nossos, onde os alunos têm a oportunidade de sair da sala de aula e ir a instituições bancárias, financeiras, lojas, tudo para que eles aprendam de fato o conteúdo e como agir quando precisarem no futuro, por exemplo, de um empréstimo bancário, criando cidadãos que conheçam seus direitos”, prospectou.

Um projeto de lei que tramita desde 2009 no Congresso Nacional pretende incluir, oficialmente a educação financeira no currículo escolar no ensino fundamental e no médio. "Como na nossa escola já temos o costume de implantar projetos diferentes, que proporcionam cada vez mais conteúdos para os alunos, resolvemos nos antecipar e fornecer esse conhecimento antes mesmo dele se tornar obrigatório”, finalizou a diretora da instituição.