Graesp conclui formação de mais um piloto de aeronave e amplia segurança aérea do Estado
Tenente-coronel Marcelo Pereira é o mais novo comandante da aeronave Caravan – C208, que compõe o efetivo do Grupamento Aéreo
Referência na segurança aérea do Pará, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), formou mais um comandante de aeronave, ampliando o trabalho desenvolvido na instituição.
Marcelo Pereira Sá, tenente-coronel da Polícia Militar do Pará, é o mais novo comandante da aeronave Caravan – C208, que pertence à frota do Grupamento Aéreo. Assumindo a vaga de Comandante de Aeronaves no quadro de pilotos da Unidade Aérea Pública do Pará e, como Piloto em Comando, passa a assumir a responsabilidade sobre a operação e tudo que se relacione com a segurança da aeronave.
Com 46 anos, ele integra a Polícia Militar do Pará desde 2006 e atua desde 2018 no Grupamento Aéreo, quando iniciou com as funções de Co-piloto e Comandante de Operações Aéreas. Além dos anos dentro da segurança pública estadual, a formação é um sonho desde os tempos em que o tenente-coronel atuou na Força Aérea Brasileira (FAB), que somados, totalizam 26 anos de serviço.
“Há 26 anos, existia um quartel aqui em Belém, que era o Parque de Material Aeronáutico de Belém. Nesse quartel existia uma ligação para o Aeroporto Brigadeiro Protásio e quem abria esse portão era eu, com uns 20 anos de idade. Eu ficava olhando os aviões passarem. Sempre quis ser piloto. Então, para mim, é uma vitória muito grande, uma importância muito grande e uma felicidade muito grande. Depois de 26 anos, depois de passar por tudo isso, hoje consegui ser tenente-coronel, consegui ser piloto de avião e, principalmente, piloto de Caravan, porque o Parque de Material era onde faziam a manutenção dos Caravans da Força Aérea Brasileira”, explicou Pereira.
Com mais de 1.048 horas de voo e atual gerente de Asa Fixa e coordenador de voos, o tenente-coronel Pereira foi considerado tecnicamente apto e aprovado para participar do Plano de Ascensão a Comandante de Aeronave do Graesp. Por cerca de seis meses, o piloto foi submetido a avaliações de exercícios de voo, que incluíram manobras emergenciais e exercícios referentes a ações da segurança pública, como operações policiais, transportes de tropas, voos com autoridades e transporte de material bélico e militar.
Para o diretor do Grupamento Aéreo, coronel Armando Gonçalves, as formações reforçam o comprometimento e investimento com a segurança pública no Estado, especialmente nas operações aéreas. O Grupamento Aéreo possui 13 aeronaves, sendo 6 aviões e 7 helicópteros. Ao total, a equipe de comandantes, conta com 14 comandantes de aviões e 13 de helicópteros.
“As aeronaves do Graesp desempenham funções estratégicas e essenciais no Pará, especialmente com as especificidades como as distâncias do Estado e as mais variadas condições que as demandas necessitam. Além da Segurança Pública, também existem operações referentes à saúde, educação, transporte de pessoas e meio ambiente”, finalizou o coronel.
Texto: Esther Pinheiro - Ascom/Segup