Pacientes da Clínica Pediátrica do Hospital de Clínicas têm ação especial no Detranzinho
Iniciativa reuniu educação de trânsito e cuidado com a saúde emocional
Na manhã desta quinta-feira (28), os pacientes da clínica pediátrica do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna participaram de uma visita ao Detranzinho, em Belém. A iniciativa, promovida, em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), proporcionou momentos de aprendizado, diversão e interação, unindo educação para o trânsito e cuidado com a saúde emocional dos pequenos.
A psicóloga Paloma Vanetta destacou os objetivos da ação. “O nosso intuito foi trazer essas crianças para um ambiente onde elas pudessem vivenciar, de forma lúdica, a educação para o trânsito, aprendendo sobre regras e responsabilidades como pedestres, ciclistas e futuros motoristas. Além disso, queríamos oferecer a elas momentos de alegria e descontração, que são fundamentais para o bem-estar emocional e psicológico, especialmente durante o tratamento”, explicou.
A visita incluiu a exploração de uma mini cidade que simula o trânsito real, com elementos como faixas de pedestres, ciclovias e pontos turísticos de Belém. Tudo foi planejado para estimular o aprendizado e proporcionar memórias afetivas, contribuindo para a recuperação e qualidade de vida dos pacientes.
Aline Conceição, de Marabá, acompanhou a filha Júlia, de 8 anos, durante a visita e destacou a importância dessa experiência. A criança, que está internada há um mês e nove dias no HC aguardando a cirurgia, já passou por outra com 1 ano e 3 meses de vida. Para Aline, a iniciativa trouxe alívio e alegria em meio à rotina hospitalar.
“É maravilhoso, porque já estávamos há um mês no hospital. Não é tanto tempo se comparado à primeira vez, quando ficamos três meses sem sair. Mas poder ver minha filha brincar aqui, interagir com outras crianças, é gratificante e acolhedor. É uma pausa na tensão e na ansiedade que sentimos aguardando notícias da cirurgia, preocupados com o pós-operatório e tudo mais. Esse momento foi muito bom, para ela e para mim”, afirmou Aline.
Além de proporcionar lazer e alívio emocional, a visita foi enriquecedora para as famílias, como relatou Aline. “Conseguimos aprender muito. Algumas coisas já sabíamos, mas acabamos agregando mais conhecimento”, destacou.
Edilssa Carla Lopes, gerente responsável pelo Detranzinho, destacou o caráter especial da ação. “Normalmente, recebemos crianças de escolas regulares. Hoje, foi uma experiência diferente e enriquecedora trazer crianças do HC, com atividades que despertam o olhar delas para o trânsito e permitem que essas lições sejam levadas para os pais em casa”, afirmou.
O Detranzinho, que completou um ano de funcionamento em outubro, é um espaço dedicado à educação para o trânsito em Belém. A parceria com o HC Gaspar Vianna reforça o compromisso com a inclusão e o bem-estar das crianças, mostrando que educação, saúde e diversão podem caminhar juntas para transformar vidas.