Denarc prende homem por tráfico de drogas com auxílio do Disque-Denúncia (181)
O preso também ocupa cargo em organização criminosa, na função específica que remete ao tráfico de drogas
A Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), prendeu nesta quarta-feira, 27, um homem pelo crime de tráfico de drogas, em Belém.
A prisão ocorreu após informações do Disque-Denúncia (181), da Secretaria de Segurança Pública do Para (SEGUP), e de diligências investigativas que constatou que o suspeito estaria comercializando entorpecentes em Belém e Região Metropolitana.
O delegado-geral, Walter Resende, destaca a importância de canal de denúncias para o auxílio das investigações e ações exitosas das forças de segurança
"O canal do Disque-Denúncia é uma ferramenta extremamente importante que auxilia o trabalho da Polícia Civil na busca à autoria e materialidade de diversos tipos de crime em nosso estado, especialmente ao tráfico de drogas. Reforçamos que a população possa colaborar através dos canais de denúncia da segurança pública", ressaltou o delegado-geral, Walter Resende.
Após um intenso trabalho de inteligência e de campo da Polícia Civil, as equipes da Denarc tiveram acesso ao endereço e o encontraram em sua residência de posse de dois tabletes de maconha, pesando 2,057kg, balança de precisão, caderno com anotações de contabilidade, envolvendo alto valor numerário, além de petrechos que remontam à logística do comércio de drogas.
O titular da Denarc, delegado Davi Cordeiro, reforça a importante participação da população, através de denúncias anônimas, para o combate ao tráfico de drogas, bem como a diminuição de crimes.
"A Polícia Civil, com a ajuda da população, realizou importante prisão de um indivíduo que ocupa posição de destaque no tráfico de drogas na capital paraense, além de retirar de circulação uma quantidade considerável de entorpecentes. Com a prisão, surge a possibilidade de aprofundamento das investigações, visando identificar outros indivíduos, possivelmente envolvidos na rede de tráfico, ainda desconhecidos. Esse desdobramento reforça a importância de denúncias anônimas como ponto de partida para ações que podem desmantelar organizações criminosas mais amplas", pontuou o delegado Davi Cordeiro.
Conforme o andamento da investigação, descobriu-se que o preso também ocupa cargo em organização criminosa, na função específica que remete ao tráfico de drogas, sendo considerado um fornecedor de expressão em Belém e na Região Metropolitana.
O homem foi encaminhado ao Sistema Penitenciário e está à disposição da Justiça.
Serviço: O Disque-Denúncia disponibiliza diversos canais para aproximar o cidadão da segurança pública. A população pode realizar a denúncia por meio do canal tradicional, ligando para o número 181, ou ainda pelo aplicativo de mensagem WhatsApp, acessando o Canal da Iara - Inteligência Artificial Rápida e Anônima, pelo número (91) 98115-9181, por onde pode ser enviado, fotos, vídeos, áudios e localização em tempo real.
Outra forma de denúncia pode ser feita através do chatbot (caixa de diálogo com atendimento virtual), presente em diversos sites dos órgãos da segurança pública, e pelo formulário web, disponibilizado no site da Segup, totalizando quatro canais para a sociedade. As denúncias são feitas de forma anônima garantindo total sigilo das informações e do denunciante.