Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERAÇÃO CULTURAL

Alunos de Oficina de Percussão do Centro de Inclusão participam de evento da EMUFPA

A programação 'Vivências Rítmicas I – Workshop de Percussão Popular' ofereceu a usuários do CIIR a vivência com profissionais música reconhecidos mundialmente

Por Governo do Pará (SECOM)
27/11/2024 17h50

Alesson Barbosa, aluno da Oficina de Percussão do CIIR, aproveitou os conhecimentos repassados por Kleber BenignoPara promover integração social em eventos artístico-culturais externos ao Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, usuários que fazem a Oficina de Percussão participaram, na última terça-feira (26), do "Vivências Rítmicas I – Workshop de Percussão Popular", programação que integra a VI Mostra de Percussão da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA).

O evento foi conduzido pelo professor Kleber Benigno, da EMUFPA, que destacou a importância da participação dos alunos do CIIR. “A presença desses alunos em nossos eventos culturais é sempre muito bem-vinda, já que a EMUFPA recebe muito bem os participantes e promove a inclusão de todos em nossos espaços de fomento à cultura e às artes. Foi uma feliz e grata surpresa. Desejo que seja a primeira de muitas”, afirmou Kleber Benigno.

Para o professor Messias França, responsável pela turma da Oficina de Percussão no CIIR, a participação de seus alunos na Mostra, em oficinas e workshops é importante principalmente por permitir a vivência com profissionais reconhecidos não somente em Belém, mas em outras regiões do Brasil.Interação com outras pessoas amplia o sentido de pertencimento entre os alunos

“Esta oficina contou com a participação dos professores Vanildo Monteiro e Kleber Benigno, que são, respectivamente, doutor e mestre, ambos referência internacional na área da percussão popular e erudita. Eu, como professor deles, fico extremamente feliz em poder contribuir para que tenham acesso à música em mais um ambiente externo ao Centro, como aqui, na Escola de Música da UFPA”, disse o profissional do CIIR.

Durante a oficina, Messias França explicou que, naquele momento, o mais importante foi os alunos "perceberem que a EMUFPA também é lugar deles", e que em breve poderão fazer, desde outras oficinas e atividades disponíveis, até curso técnico.

Inclusão – Entre os alunos está Ryan Sanches, 22 anos, usuário com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assistido pelo CIIR. Com a experiência de aprendizado musical na prática, ele ressaltou a importância de novas vivências.

“É uma grande oportunidade para criarmos conexões e estabelecer relações sociais com novas pessoas, principalmente para não ficarmos somente em casa. Aqui, tivemos contato direto com os instrumentos percussivos, por meio da oficina do professor Kleber. A inclusão das pessoas com deficiência nos diversos contextos sociais é de extrema importância”, disse Ryan, acompanhado da mãe, Iracema Bezerra, 56 anos, que também é aluna da oficina percussiva do CIIR.Ryan Sanches recebeu instruções do professor da Escola de Música da UFPA

A VI Mostra de Percussão da EMUFPA ocorre até o dia 29 de novembro, na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, localizada na Avenida Conselheiro Furtado, nº 2007, no bairro de Nazaré, em Belém. A programação cultural é gratuita, e será concluída com o espetáculo “EMUFPA em Ritmo”.

Referência – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.

Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR