Atividade pedagógica desperta interesse do público sobre o acervo dos museus do Estado
Os visitantes dos espaços que integram o Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), gerenciados pela Secretaria de Estado de Cultura, participarão de uma programação diferente no próximo dia 27. A ideia é integrar o público a esses espaços a partir de atividades educativas e gratuitas. Esse é o mote da "Mídia Pedagógica sobre os Museus e Memoriais", que será desenvolvida pela equipe educativa do Museu do Forte do Presépio, que inclui visitas e explicações sobre os acervos de cada um dos museus, a partir de uma linguagem lúdica.
Reginaldo Ferreira, arte-educador da Secult, a Mídia Pedagógica consiste em um jogo de perguntas e respostas sobre cada um dos museus do SIM: Museu do Estado do Pará (MEP), Museu de Arte Sacra (MAS), Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (COJAN), Museu do Círio e o próprio Museu do Forte do Presépio. “Após uma visita monitorada em cada um destes espaços, acompanhados de nossos educadores, os visitantes retornam ao Forte do Presépio para começarmos a brincadeira. Lá eles terão seus conhecimentos e memória testados para saber o que aprenderam ou o que sabem sobre os acervos que estão guardados nesses locais”
O alvo da Mídia Pedagógica são os visitantes que estiverem nos museus no momento da atividade, assim como grupos escolares e turistas que tenham interesse em conhecer mais detalhes sobre os espaços culturais da capital. “Nas edições anteriores que já realizamos tivemos uma boa participação do público, que interagiu com a nossa proposta, fazendo perguntas e expondo suas curiosidades”, avalia o arte-educador.
Serviço: Programação da "Mídia Pedagógica sobre os Museus e Memoriais SIM/Secult", dia 27, às 10h. Local: Museu do Forte do Presépio - Praça Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha. Informações: (91) 4009-8826. Entrada franca.