Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACOLHIMENTO

Grupo de Humanização do PSRM promove apresentação musical para pacientes

Ação garantiu o bem-estar emocional e espiritual, conforme é preconizado pela Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde

Por Ascom (Ascom)
25/11/2024 17h18

Para proporcionar momentos de alegria, descontração e acolhimento a pacientes e acompanhantes, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo (PSRM) promoveu uma manhã diferente, com apresentação musical de saxofonista voluntário. A ação teve o objetivo de atender os pacientes no direito de serem assistidos globalmente, não apenas tendo em vista o estado físico e o tratamento de doenças, mas também visando o bem-estar emocional e espiritual, conforme é preconizado pela Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde (MS). 

Antônia Regineuda Gomes de Sousa, do município de Nova Esperança do Piriá, nordeste paraense, mãe de Francisco José Andrade da Silva Filho, 12 anos, disse que a apresentação do saxofonista chegou na hora que ela mais precisava. "Eu estava precisando mesmo ouvir esses louvores, para renovar o meu ânimo e a minha alegria. As músicas me trouxeram esperança e reforçaram a minha fé. Sei que vai dar tudo certo, meu filho vai ficar bem. Eu senti isso dentro do meu coração", disse. 

Para o saxofonista voluntário da ação, Reison Sena de Souza, músico da igreja Assembleia de Deus, do templo Betel, no bairro da Terra Firme, colaborar com a sua arte e levar alegria por meio da música é muito satisfatório. "Me sinto muito feliz em levar a música cristã para as pessoas que estão enfrentando adversidades no campo da saúde. É muito gratificante promover alegria e descontração por intermédio da música", disse.


De acordo com Natalina Moraes, analista de Humanização do PSRM, a iniciativa teve o intuito de estimular emoções positivas e trazer tranquilidade para os pacientes e acompanhantes, já que as músicas de cunho gospel, falam de amor, falam de salvação, de alegria e de esperança. "A ação foi uma maneira carinhosa que encontramos pra que os nossos pacientes pudessem se sentir aconchegados pois, apesar de ser um ambiente hospitalar, onde ficam longe de pessoas que amam, é importante saberem que não estão sós, que estamos tentando fazer o melhor para eles, pois o PSRM não se preocupa apenas em tratar as doenças dos pacientes. Aqui o estado emocional e espiritual também é acolhido por nós, de forma humanizada", ressalta a pedagoga. 

Serviço: Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo funciona em regime de plantão 24h. A unidade de saúde localizada na Avenida Augusto Montenegro, s/n, no bairro Parque Verde, é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)

Texto: Joelza Silva - Ascom/PSRM