Articuladores de projetos passam por formação para dinamizar cotidiano de escolas
A gestão de ações pedagógicas estratégicas nas escolas da rede estadual de ensino no Pará passa a ser facilitada pela atuação de 39 articulares de projetos, que acabam de receber formação específica por parte do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), em Belém. Estes articuladores atuarão como elos de ligação entre as escolas e os níveis de gestão na rede estadual. A formação dessa primeira turma de articuladores integra as ações do Pacto pela Educação do Pará, conjunto de ações do Governo do Estado, secretarias municipais de Educação, instituições, entidades e empresas parceiras voltadas para aperfeiçoar a educação do Estado em cinco anos.
Na formação “Sistema de Acompanhamento e Monitoramento de Projetos”, realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Fundação Itaú Social (FIS), na sede do Instituto Estadual de Educação do Pará (IEEP), profissionais do setor educacional receberam orientações técnicas sobre como atuar na função de articulador de projetos. “A formação busca orientar o articulador a identificar em que medida a aula está adequada ao nível de aprendizado dos estudantes; se o currículo escolar é cumprido e se as metodologias adotadas na escola favorecem a aprendizagem de conteúdos pelos alunos, entre outros aspectos”, explicou Márcia Giupatto, formadora da FIS.
Diagnósticos
Os profissionais de Educação participaram de uma simulação do cotidiano de uma escola, durante a formação. Eles aprenderam a diagnosticar, de forma mais abrangente, a natureza das dificuldades dos estudantes no processo ensino-aprendizagem. Identificadas as demandas na escola, os articuladores atuam em conjunto com os servidores das escolas e gestores das unidades administrativas de escolas das Seduc.
“Melhorar a prática é algo que precisa ser de forma contínua, de modo que as observações e proposições sejam sistemáticas e na perspectiva da aprendizagem”, acrescentou Giupatto. Essa formação de articuladores de projetos integra um ciclo específico dessa ação organizado pela Secretaria de Educação para acompanhamento de programas como o Mais Educação, Ensino Médio Inovador (ProEMI), Aprender Mais e Mundiar.
Missão - Os articuladores de projeto são especialistas em Educação da própria rede estadual. Cada articulador trabalhará com, no máximo, oito escolas de um determinado município. Ele faz um acompanhamento formativo e não de fiscalização do processo escolar, objetivando apoiar o desenvolvimento do capital humano para conquista de resultados positivos na área educacional. Esta atuação no município envolve a busca de soluções locais, integração de rede, mobilização social e a articulação institucional.
Já na região, o articulador de projetos atuará na Assessoria de Gestão Educacional e Estratégica. Em nível estadual, facilitará o Sistema de Monitoramento Escolar e a integralidade do desenvolvimento das ações. Na formação, cada articulador recebeu um Notebook. Esses equipamentos foram adquiridos mediante investimentos do Pacto, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).