Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCATRAN

Detran promove II Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito

Evento possibilita a identificação de desafios e a busca da construção de uma agenda conjunta de ações coordenadas de educação para o trânsito em âmbito nacional e regional

Por Cristiani Sousa (DETRAN)
22/11/2024 16h33

O Estado do Pará sediou o encerramento da programação do II Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito (Educatran), que congrega os sete estados do Norte do país. O Departamento de Trânsito do Estado Pará (Detran), foi o realizador do encontro que aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado (IGEPPS), em Belém.

O evento é idealizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e passou por todas as regiões do Brasil. Foram recebidas instituições e profissionais ligados à área de educação de trânsito da região Norte e de outros estados do país. O Educatran possibilita a identificação de desafios e a busca da construção de uma agenda conjunta de ações coordenadas de educação para o trânsito em âmbito nacional e regional, tendo como base o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e as diretrizes definidas na Política Nacional de Trânsito.

A diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito, Maria Alice Nascimento Souza, ressaltou a participação do estado, em seguir as diretrizes do Pnastrans. “As ações de educação e fiscalização aqui no Pará são muito importante para atingir as metas da ONU até 2030, que é 50% dos índices de sinistros e aqui, segundos os dados que nos foram apresentados têm uma redução muito significativa no número de sinistros”. 

O Educatran é fundamentado na Resolução Contran nº 1.004, de 21 de dezembro de 2023, que dispõe sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), instituído pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018 e tem como meta no período de 10 (dez) anos, reduzir no mínimo à metade do índice nacional de mortos no trânsito.

O diretor técnico operacional do Detran, José Bento Gouvea, falou sobre a importância do estado em sediar o II Educatran. ”Estamos sediando esse evento, com muito orgulho, com muito prazer e com muito carinho atendendo todos os técnicos do Norte, da educação para o trânsito, municipal, estadual e federal, que estão se fazendo presente aqui no evento, estamos apresentando os resultados das ações de educação, segurança viária e fiscalização, na redução de sinistros de trânsito“. 

Seguindo as diretrizes do Pnatrans, o Detran vem reforçando as ações de educação para o trânsito e aumentando a sinalização viária em todas as rodovias do estaduais para prevenir sinistros no estado. Em 2023 foi registrada em todo o Pará uma queda de 32% no números de feridos e de 35% no número de óbitos no trânsito em relação ao ano anterior. 

Texto: Brendo Freitas - Asdecom Detran