Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO “ABISSAL 2”

Polícia Civil do Pará prende três pessoas em operação contra o tráfico de drogas pela Dark Web

As prisões ocorreram em cidades de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Suspeitos participavam de um esquema de venda de entorpecentes através da Dark Web

Por Bruna Ribeiro (PC)
22/11/2024 16h18

A Polícia Civil do Pará, em uma ação conjunta entre as Polícias Civis de São Paulo e Mato Grosso do Sul, prendeu, nesta sexta-feira (22), três indivíduos durante a Operação “Abissal 2”, que visa combater o tráfico de drogas realizado pela Dark Web. 

A operação teve o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, com supervisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab).

As prisões ocorreram nas cidades de São Paulo (SP), Mogi Guaçu (SP) e Ponta Porã (MS), em cumprimento a mandados expedidos pela Vara de Inquéritos Policiais e de Medidas Cautelares de Belém (PA).

“A investigação revelou que os suspeitos participavam de um esquema de venda de entorpecentes através da Dark Web, onde utilizavam criptomoedas para realizar transações ilegais, dificultando o rastreamento financeiro. As drogas eram enviadas por meio de serviços postais, sendo Belém um dos principais destinos dos entorpecentes”, explica a delegada Vanessa Lee.

Além das prisões, a operação resultou na apreensão de computadores, celulares, drogas embaladas para envio e documentos importantes para o avanço das investigações. As buscas ocorreram também em São Bernardo do Campo (SP). A operação mobilizou um total de seis mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária.

Os investigados deverão responder pelos crimes de tráfico de drogas (Art. 33 da Lei 11.343/2006), associação para o tráfico (Art. 35 da Lei 11.343/2006) e lavagem de dinheiro (Lei 9.613/1998).