Regional de Marabá promove ação de humanização em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra
A iniciativa, direcionada a pacientes e acompanhantes, incluiu apresentações musicais e sessões de contação de histórias, proporcionando momentos de lazer e acolhimento
Álvaro Santos, morador de Marabá, encaminhado para atendimento especializado com ortopedista no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), participou, na terça-feira, 19, de uma ação especial de humanização em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, 20. A atividade promoveu uma reflexão sobre a valorização e preservação da cultura afro-brasileira.
"É inspirador ver que o hospital vai além do cuidado com a saúde física, promovendo ações que fazem refletir sobre a importância da igualdade, respeito e do reconhecimento da cultura afro-brasileira. Esse tipo de atitude faz a diferença, porque acolhe não só o corpo, mas também a alma e a história de cada um de nós", destacou o professor.
A ação do serviço de humanização da unidade do Governo do Pará, foi direcionada a pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento no hospital. O evento trouxe momentos de cultura e descontração com contação de histórias da artista Gabriela Silva/ do grupo Alecrim, e apresentações musicais de Zequinha do Cabelo Seco.
Davi Silva, 08 anos, morador de Marabá, estava no hospital para realizar um exame de imagem e teve uma surpresa muito especial. Ao chegar, ele ficou encantado com as apresentações musicais que estavam acontecendo no local. "Adorei as músicas! Elas ajudaram a passar o tempo mais rápido enquanto eu esperava pelo meu exame", explicou.
Gabriela Silva destacou que durante as apresentações, foram abordados temas como igualdade, ancestralidade e riqueza das tradições afro-brasileiras, que proporcionaram um ambiente de lazer, reflexão e bem estar aos presentes. "As histórias e músicas que compartilhamos falam da força e da contribuição do povo negro para o Brasil. Trazer essa mensagem para o ambiente de cuidado como o hospital é importante”, destacou a artista.
Humanização - Na unidade gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o serviço de humanização desenvolve ações que contribui para reduzir o estresse e a ansiedade de pacientes, promovendo ambiente acolhedor, e de bem-estar durante o tratamento.
Daiane Uszynski, analista de humanização, ressaltou que as ações desenvolvidas têm como objetivo promover acolhimento, lazer e aprendizado, criando um ambiente que respeite e valorize a cultura e a história de cada paciente, transformando o período de espera em uma experiência mais acolhedora e significativa.
“Nosso trabalho vai além do cuidado físico. A humanização tem o papel fundamental de oferecer um ambiente onde as pessoas se sintam respeitadas e reconhecidas em sua individualidade, cultura e história. Buscamos trazer mais leveza, dignidade e empatia, tornando o momento de espera não apenas mais agradável, mas também carregado de significado”, destacou Daiane.
Serviço: O Hospital Regional do Sudeste do Pará garante à população atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica, e 38 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - Adulto, Pediátrica e Neonatal.