Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COP 30

Estado iniciará obra do primeiro sistema de coleta e tratamento de esgoto do Ver-o-Peso

Em quase quatro séculos de existência, o complexo comercial e turístico da capital paraense receberá pela primeira vez um sistema de saneamento

Por Gustavo Pêna (SEOP)
20/11/2024 13h25

A interdição começará na rua atrás do prédio da CDP, com as escavações partindo do BoulevardO Governo do Pará iniciará nesta quinta-feira (21) a obra de saneamento da área do Ver-o-Peso, no bairro da Campina, em Belém. Os serviços, que beneficiarão cerca de 60 mil pessoas, estão entre os legados da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá na capital paraense, em novembro de 2025.

“Estamos iniciando o saneamento do entorno do Ver-o-Peso, mais uma obra importante do governo do Estado. A partir desta quinta-feira haverá a interdição da rua atrás do prédio da CDP (Companhia Docas do Pará) para a montagem do canteiro de obras, e na segunda-feira a gente inicia as escavações, partindo do Boulevard Castilhos França com a Presidente Vargas, no sentido Ver-o-Peso”, explicou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira.

Será a primeira vez na história que a área do Ver-o-Peso - complexo comercial que tem mais de 390 anos de funcionamento - receberá obra destinada ao tratamento adequado dos esgotos sanitários dos imóveis e comércios da região, proporcionando a melhoria da qualidade de vida da população que mora e trabalha no mais conhecido cenário de Belém. O esgoto não tratado contamina a água e o solo, pois escoa para os rios e igarapés. O problema também gera desequilíbrio no ecossistema, já que pode matar espécies da fauna e da flora, além de contribuir para a disseminação de diversas doenças.

Secretário Adler Silveira: Belém terá mais um legado da COP 30 em seu maior complexo comercialQualidade de vida - “São mais de 4 quilômetros de rede de esgotamento sanitário que vão ser implantados pelo Governo do Pará, uma obra que vai trazer mais segurança e saúde para as pessoas que transitam nessa região. Vamos tirar esse esgoto a céu aberto que existe hoje na área do Ver-o-Peso, trazendo mais qualidade de vida para os usuário e aqueles que trabalham naquele entorno”, completou Adler Silveira.

Os trabalhos, que serão executados por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), contemplam cerca de 4.100 metros de rede coletora de esgoto; assentamento de, aproximadamente, 60 Poços de Visita (PV); execução de 300 unidades de ramais domiciliares; demolição e recomposição de pavimento asfáltico, e a retirada e reaproveitamento dos paralelepípedos.

A obra do primeiro sistema de coleta e tratamento de esgoto do Ver-o-Peso será entregue até outubro de 2025, resultado da parceria entre o Governo do Pará e o Governo Federal, via Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, com investimento de R$ 12.370.495,44.

Saúde e meio ambiente – É classificado como esgoto toda a água utilizada em atividades de limpeza, como descarga de vasos sanitários, banhos, lavagem de roupas e louças. A água servida sai das casas, de estabelecimentos e empreendimentos, junto com dejetos humanos, que contêm vermes, bactérias e vírus.

O esgoto tratado torna a água novamente própria para o uso ou retornar ao meio ambiente. A água suja é levada até uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), e passa por várias etapas para retirar impurezas.

O esgoto que será coletado na área do Ver-o-Peso passará por um processo na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una, em Belém, a maior do Estado, vinculada à Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), e avança para a fase final.

Etapas da obra – O canteiro de obras, a partir desta quinta-feira, será montado na Travessa Frei Gil de Vila Nova, entre Rua Municipalidade e Boulevard Castilhos França.

Na segunda-feira (25), os serviços serão executados a partir da marginal direita do Boulevard com Avenida Presidente Vargas, no sentido Ver-o-Peso. A obra avançará com a interdição de apenas uma pista, dentro de um perímetro de 20 metros, para que os trabalhos sejam executados com uma interdição a cada 20 metros.

Em seguida, a obra alcançará a área do Complexo Ver-o-Peso, que terá a interdição completa de uma faixa até a Avenida Portugal, com atividades noturnas, entre 22h e 6h. A terceira e última etapa dos serviços será executada nas ruas transversais, onde estão estabelecimentos comerciais.