Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa e MPE promovem treinamento de combate à doença de chagas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/10/2015 20h28

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Controle da Doença de Chagas, e o Ministério Público do Estado promovem até sexta-feira (23), no município de São Domingos do Capim, a campanha de combate à doença de chagas. Participam cerca de 20 profissionais ligados à área. O próximo treinamento será em Inhangapi.

“A expectativa é continuar essa parceria e levar esta ação para os demais municípios. Só assim ocorrerá essa sensibilização e, como resultado, a baixa taxa de doenças de chagas”, disse o Coordenador Estadual de Controle de Doença de Chagas, Luiz Carlos Pereira. O treinamento tem como objetivo a sensibilização dos profissionais na suspeição de pacientes com doenças de chagas aguda no Estado; a segunda etapa será para batedores de açaí. O público-alvo das ações são os agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos e profissionais da vigilância sanitária, setor de entomologia, zoonoses e batedores de açaí.

“O intuito é alertar a população sobre as formas de contágio, que pode ocorrer pelo consumo do açaí que não foi higienizado corretamente. O objetivo do Ministério Público é fazer com que os batedores de açaí cumpram o Termo de Ajuste de Conduta e façam o processo de branqueamento do açaí, que passa por uma higienização por água quente a 80ºC por dez segundos”, explicou Luiz Carlos.

No município de Castanhal, este ano, foi registrado um caso da doença. De 2006 a 2015 foram 16 ocorrências confirmadas. O auge da safra do açaí no Pará ocorre entre os meses agosto e dezembro de cada ano. Segundo a Sespa, só este ano já foram registrados 67 casos da doença. Em 2014, foram 156 ocorrências e, em 2013, 133 registros confirmados.