Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERCÂMBIO

Cacauicultores do Pará vão ao Salão do Chocolate na França

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/10/2015 10h20

Produtores de cacau selecionados pela qualidade de suas amêndoas integram a comitiva do Pará que vai participar do Salão Internacional do Chocolate em Paris, França, que será realizado de 28 de outubro a 1º de novembro, no parque de exposições Porte de Versailles. A comitiva paraense será presidida pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo Nunes.

Maior evento mundial do setor, o Salão do Chocolate de Paris reúne componentes da cadeia produtiva do cacau, como produtores, fabricantes de chocolate e confeitos. além de consumidores e mais de 300 expositores de todo o mundo. O Brasil participa pela sétima vez, expondo seus principais produtos, entre os quais se destacam amêndoas de cacau e chocolates de alta qualidade, provenientes dos maiores produtores Bahia e Pará.

A secretária adjunta da Sedap, Eliana Zacca, que estará na comitiva, considera de extrema importância a presença de produtores paraenses em eventos internacionais. "É uma oportunidade para que eles conheçam novas tecnologias, tendências de mercado e para que tenham visibilidade e espaço para comercialização", ressalta. Os sete cacauicultores foram selecionados não só pela qualidade das amêndoas, mas também pela disponibilidade de volume para negociar no mercado internacional.

A agenda da comitiva brasileira na França inclui reuniões com chocolateiros e expositores, potenciais participantes do Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia em 2016. No dia 2 de novembro, o secretário Hildegardo Nunes também estará na cerimônia que reúne os maiores fabricantes de chocolate, chamada Club Criollo, na embaixada brasileira.

No dia 5, o secretário vai à Portugal conhecer a Feira de Chocolate de Óbidos, que não produz cacau nem chocolate, mas abre espaço para produtores de todo o mundo e consiste em um espaço oportuno para o intercâmbio de tecnologias, como a que desenvolvida no Brasil. A comitiva paraense segue para a capital francesa nesta segunda-feira, 26.