Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HRPC realiza ação em alusão ao dia mundial do diabetes junto a usuários

No mês dedicado à conscientização e prevenção do diabetes, a gestão do Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) ofereceu um cardápio diferenciado

Por Governo do Pará (SECOM)
14/11/2024 21h35

O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, realizou uma programação especial no Jardim Sensorial para usuários e seus acompanhantes, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado anualmente em 14 de novembro. A iniciativa, realizada pelo Serviço de nutrição e dietética (SND), e Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), incluiu um lanche saudável, reforçando a importância do autocuidado e da alimentação balanceada para o controle da doença. Além disso, o evento contou com um momento de ginástica laboral promovido pelo grupo de fisioterapia do hospital.

No mês dedicado à conscientização e prevenção do diabetes, a gestão do Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) ofereceu um cardápio diferenciado, cuidadosamente elaborado com foco na prevenção e no tratamento do diabetes, que afeta cerca de 17 milhões de brasileiros, segundo dados recentes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). 

A nutricionista Clínica, Nathália Oliveira, destacou a relevância do cuidado nutricional no controle do diabetes. “A doença é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Temos, diariamente, a preocupação com o cardápio dos pacientes diabéticos internados. E hoje, no Dia Mundial do Diabetes, reforçamos a importância de uma alimentação saudável como uma das principais formas de prevenir e gerenciar o diabetes, em um momento de descontração com os pacientes, oferecendo um lanche específico para eles”, afirmou. A profissional ressaltou ainda a importância de uma dieta equilibrada e saudável para o controle do diabetes tipo 2, com foco em alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais, além da redução do consumo de açúcares e gorduras saturadas. 

O cardápio foi elaborado com o auxílio da nutricionista de produção Rayssa Balacol, que destacou a escolha dos alimentos oferecidos. “Optamos por servir um pãozinho feito com batata doce, leite desnatado e azeite, ingredientes que possuem uma menor velocidade de absorção do açúcar, ajudando a evitar picos de glicose, por se tratar de um carboidrato de baixo índice glicêmico”, explicou. Rayssa acrescentou que, como sobremesa, foram oferecidos espetinhos de frutas como maçã, melão e mamão, reforçando a proposta de um lanche saudável e nutritivo para os pacientes.

Aprovação - O usuário Edmilson Fernandes de Sousa, de 64 anos, residente do município de Santa Maria do Pará, a cerca de 48 km de Capanema, expressou sua satisfação com a programação. “Muito boa programação. Lidar com o diabetes não é fácil. Devido a doença, tive um dedo do pé amputado, mas aqui no hospital recebi todo o cuidado necessário. Amanhã já vou ter alta e só tenho a agradecer a todos pelos cuidados.” 

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado pelo Hospital Regional, a Policlínica e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), integra a rede de saúde do governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.   

Texto: Felipe Brito - Ascom / CHC