Projeto de Enfermagem do Hospital de Clínicas é destaque em premiação nacional do IEL
Estagiária desenvolveu um sistema que automatiza processos e promove cuidado integral, consolidando a excelência do programa de estágio do HC
O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, conquistou o 2º lugar na categoria “Estagiário Inovador – Empresa Grande Porte” na etapa final do Prêmio IEL de Talentos, realizado em Fortaleza (CE). A premiação, organizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), reconhece programas de estágio de excelência e destaca iniciativas inovadoras desenvolvidas por estudantes em diferentes áreas.
Nesta edição, o Prêmio IEL de Talentos homenageou 88 vencedores, distribuídos em cinco categorias principais: “Estagiário Inovador”, “Empresa Inovadora”, “Educação Inovadora”, “Projeto Inovador” e “Artigo Inovador”.Equipe do HC na solenidade de entrega do prêmio
O destaque do HC decorre do trabalho da estudante de Enfermagem Élida Fernanda Rêgo, que conquistou o 2º lugar, com o Projeto “Enfermagem 4.0: Nursing Management System (NMS)”. O sistema introduz tecnologias avançadas para automatizar processos gerenciais e melhorar a organização da cadeia de valor institucional. Implementado em 21 setores hospitalares, o NMS busca otimizar a tomada de decisões estratégicas e promover um cuidado mais integral ao paciente.
Criatividade e inovação - A estagiária do Serviço de Enfermagem do HC competiu com participantes de mais cinco estados, demonstrando a relevância e o impacto de seu projeto. “Essa conquista é um reconhecimento valioso do trabalho desenvolvido por mim e minha equipe no Serviço de Enfermagem (SENF) da FHCGV, sob supervisão do preceptor Tárcio Amoras, a partir de um ambiente propício à criatividade, inovação e ao trabalho conjunto, que me incentiva a investir cada vez mais em minha formação profissional”, declarou Élida, que contou com o suporte da equipe do SENF.
“Essa é uma oportunidade ímpar para que jovens em formação possam ser impulsionados a gerar ideias que impactem a ciência, a saúde pública e o mercado de trabalho, com valorização das práticas de estágio. Sou grata pelos aprendizados singulares agregados durante o estágio no SENF, na convivência com profissionais e acadêmicos inspiradores, que me incentivaram à pesquisa e produção científica, atrelada à rotina de gestão dos serviços de saúde, que me fazem vislumbrar a Enfermagem como profissão de excelência, científica e multidimensional, capaz de gerar mudanças extraordinárias”, complementou Élida Rêgo.
O supervisor Tárcio Amoras enfatizou a importância do projeto para o Hospital de Clínicas. “A premiação do IEL nacional evidencia a exitosa parceria entre estagiário, supervisor e a instituição FHCGV, onde a tecnologia desenvolvida, NMS, potencializa o processo de gestão e liderança da equipe tática de Enfermagem, transformando dados em estratégias assertivas”, ressaltou.
Programa de estágio - Desde 2010, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna mantém um programa de estágio de excelência em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi, oferecendo uma formação alinhada às exigências do mercado de trabalho. O destaque do programa é o Projeto "SEMEAR", criado em 2016, que visa incentivar o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estagiários, promovendo um ambiente propício para a criatividade e inovação. Atualmente, o Hospital oferece 50 vagas de estágio em diversas áreas, com ênfase na valorização do potencial criativo dos estudantes e na capacitação prática.
O programa de estágio do HC acumula conquistas com o Prêmio IEL. Em 2016, a instituição foi premiada na categoria "Empresa de Grande Porte", e também obteve o título de "Estagiário Talento". Em 2017, recebeu novamente o prêmio na categoria "Empresa de Grande Porte". No ano seguinte, conquistou o 1º lugar na etapa regional do Prêmio IEL, na categoria "Empresa Destaque em Grande Porte". Já em 2019, o Hospital ficou em 3º lugar na mesma categoria.
Durante a pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2022, não houve premiação. O HC voltou a ser reconhecido em 2023, quando conquistou o prêmio de "Estagiário Inovador" na etapa regional. Em 2024, obteve o 3º lugar na categoria "Empresa Inovadora – Grande Porte", além de premiar seus estagiários, que garantiram o 1º e o 3º lugares na categoria "Estagiário Inovador de Empresa Grande Porte", na etapa regional. (Com colaboração de Kelly Barros - Ascom/HC).