Escola Técnica do SUS forma 43 profissionais em saúde bucal em Capanema
Com o objetivo de promover a formação técnica de profissionais para que possam atuar de forma consciente e participativa, como agentes de consolidação das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de saúde bucal, ocorreu nesta quinta-feira (22), no município de Capanema, nordeste do Pará, a solenidade de conclusão do curso de técnico em saúde bucal, ofertado pela Escola Técnica do SUS Dr. Manuel Ayres (Etsus), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O evento foi iniciado com a mostra de trabalho dos alunos e encerrado com a diplomação de 43 concluintes.
“Damos sequencia no curso técnico de saúde bucal para qualificar a saúde dentro do SUS. Essa é a nona turma. De 2011 a 2015 estamos totalizando 343 técnicos de saúde bucal formados pela escola e ainda temos duas turmas em andamento. Isso melhora tanto na atenção básica quanto na média complexidade na área de saúde bucal, e vai contribuir para melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas no estado”, disse o diretor da Etsus, Raimundo Sena.
O curso foi composto por módulos teóricos e práticos com atividades em estágios supervisionados, onde puderam fazer atendimentos aos pacientes. Além das questões administrativas e preventivas, o técnico de saúde bucal é responsável por alguns procedimentos clínicos como raspagem, restauração, raio X e remover suturas. O técnico de saúde bucal é capacitado para participar de ações de promoção, recuperação e manutenção da saúde bucal, trabalhando em equipes específicas e multiprofissionais.
Participaram do curso profissionais de municípios como Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Ourém, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu, entre outros. A Escola Técnica do SUS vem contribuindo para a qualificação dos trabalhadores estaduais do SUS por meio de cursos de formação técnica de nível médio e profissional dos trabalhadores da área da saúde, em consonância com os princípios e diretrizes do sistema.