Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Seju faz mais de 800 atendimentos em ações de cidadania para estudantes no Xingu

Iniciativa promoveu a emissão de documentos pessoais e orientou os jovens sobre direitos e programas sociais, entre outras ações

Por Igor Oliveira (SEJU)
11/11/2024 12h23

A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) realizou ações de cidadania para mais de 800 estudantes e servidores da rede pública de ensino dos municípios de Brasil Novo, Medicilândia e Uruará, na Região de Integração Xingu, de 4 a 9 de novembro.

A iniciativa foi coordenada pelo Núcleo Regional de Justiça de Altamira e ofereceu serviços como emissão de carteira de identidade e encaminhamento para segunda via de documentos, além de orientação sobre benefícios sociais.

A coordenadora do Núcleo de Justiça de Altamira, Danielly Santos da Silva, afirmou que o trabalho chamou a atenção dos estudantes não apenas pela emissão de documentos, mas também pela possibilidade de interação e aprendizado sobre direitos e cidadania.

“Conseguimos promover um ambiente de aprendizado e conscientização, fortalecendo o vínculo entre a juventude e os serviços públicos. A ação reforçou a importância do acesso à informação”, destaca a coordenadora Danielly Santos.

A emissão da carteira do programa Identidade Jovem (ID Jovem) e da Carteira de Trabalho Digital esteve entre os serviços mais procurados. Além disso, foram disponibilizadas as segundas vias de documentos como CPF, título de eleitor e cartão SUS. A equipe também fez encaminhamentos para o cartório a fim de facilitar a emissão da via de registro de nascimento. 

A ação também forneceu informações e realizou cadastros no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e no Programa Jovem Aprendiz do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). 

A professora Elisângela Oliveira, que acompanhou a iniciativa em sua escola em Brasil Novo, elogiou a iniciativa, que atendia a uma demanda antiga dos alunos. “Foi um trabalho proveitoso e eficaz. Os estudantes foram informados e puderam tirar dúvidas ao longo da semana, o que ajudou a esclarecer sobre os programas disponíveis, como o Jovem Aprendiz”, concluiu.