Aula prática do Ideflor-Bio com alunos do Senar, em Marabá, reforça plantio sustentável
Estudantes conheceram práticas de plantio de mudas, manipulação de sementes e a preparação de adubos, com fins de desenvolvimento técnico
Em uma iniciativa voltada ao aprendizado e à troca de conhecimentos, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) recebeu alunos do curso técnico em Agricultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para uma aula prática de plantio e manejo sustentável, no último final de semana.
A atividade ocorreu na nova sede do órgão, no bairro São Félix, em Marabá, e incluiu práticas de plantio de mudas, manipulação de sementes e preparação de adubos, fundamentais para o desenvolvimento técnico dos estudantes.
De acordo com a aluna do curso Técnico em Agricultura do Senar, Ellen Vitória Silva Gaspar, a experiência foi enriquecedora. “Fomos bem recebidos aqui no Ideflor-Bio, que compartilhou conosco o funcionamento do Instituto e a importância da agrobiodiversidade e do manejo sustentável. Tivemos a prática de preparar adubo e plantar sementes de açaí, o que nos conectou profundamente com o conhecimento agronômico e reforçou a importância de preservarmos esses saberes para as próximas gerações”, comentou Ellen, em nome dos colegas.
Protagonismo - O Ideflor-Bio tem se destacado na Região de Carajás por promover iniciativas que alinham conhecimento técnico e valorização da biodiversidade local. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de aplicar na prática conceitos adquiridos em sala de aula, como técnicas de manejo do solo e conservação de sementes. Essas atividades foram conduzidas por profissionais da área e, segundo os alunos, reforçaram a importância de métodos sustentáveis no contexto da produção agrícola.
A professora Lílian Soares, que coordena pelo Senar e acompanhou os alunos na atividade, também destacou o impacto positivo da aula prática. “Foi uma experiência muito enriquecedora para os alunos. Tivemos a oportunidade de manejar o solo, conhecer sobre a conservação e manejo das sementes, e realizar a produção de mudas. Diversas dúvidas foram sanadas, algo que só a vivência prática pode permitir,” explicou a professora, que agradeceu a recepção do Ideflor-Bio e elogiou a atuação do engenheiro agrônomo do Instituto, Emmanuel Carrolo Sobrinho.
Aprendizagem - Além de promover a troca de conhecimentos técnicos, a visita serviu para aproximar os alunos do trabalho realizado pelo Ideflor-Bio na região. Com uma abordagem que integra sustentabilidade e práticas agroflorestais, o Instituto tem sido um importante agente de transformação no Pará. A atuação do órgão inclui a conscientização das comunidades rurais sobre a substituição de métodos tradicionais, como o corte e queima, por práticas sustentáveis, como os Sistemas Agroflorestais (SAFs).
Para o gerente do Escritório Regional de Carajás do Ideflor-Bio, Márcio Holanda, a troca de experiências com instituições educacionais fortalece o trabalho do Instituto. “Essas visitas são essenciais para incentivar uma nova geração de agricultores e técnicos a valorizar o manejo sustentável e o respeito ao meio ambiente. Nosso objetivo é que eles se tornem agentes transformadores e contribuam para um desenvolvimento que respeite a biodiversidade da região,” afirmou.
A atividade com o Senar é um exemplo de como a parceria entre instituições pode criar oportunidades de aprendizado e incentivo à preservação ambiental. Ao levar os estudantes para o viveiro florestal, o Ideflor-Bio conseguiu não só transmitir conhecimento técnico, mas também inspirar uma visão de futuro que integra agricultura e sustentabilidade.
Ao final da visita, os alunos expressaram o desejo de novas parcerias e visitas futuras ao Instituto. Para o Ideflor-Bio, essas iniciativas são uma maneira de reforçar sua missão de promover práticas sustentáveis e valorizar os saberes tradicionais, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental no Pará.