Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Civil do Pará promove aula inaugural do IX Curso de Operações Policiais da CORE

Formação inclui ainda treinamentos em transportes terrestres, aéreos e marítimos, além de aulas sobre técnicas de abordagem, entre outras ações

Por Bruna Ribeiro (PC)
11/11/2024 11h25

A Polícia Civil do Pará, em parceria com a Academia de Polícia Civil (Acadepol) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), realizou, na manhã desta segunda-feira (11), a aula inaugural do IX Curso de Operações Policiais (COP). O evento ocorreu no auditório Delegada Ione Coelho, prédio-sede da Delegacia Geral, em Belém.

O curso objetiva preparar agentes para a atuação em operações de alto risco, e busca reforçar o efetivo da CORE tanto na capital quanto na região de Carajás, além de preparar os agentes para os desafios da COP 30, um evento de grande porte que exigirá respostas rápidas e táticas aprimoradas das forças de segurança.

“O IX Curso de Operações Policiais reforça o compromisso da Polícia Civil do Pará com a excelência e a capacitação dos nossos agentes. A preparação física e psicológica oferecida aqui é fundamental para que possamos garantir a segurança pública, não apenas no Estado, mas em todo o Brasil, especialmente, em eventos de grande magnitude como a COP 30. Estamos formando policiais prontos para enfrentar qualquer desafio, sempre com foco na defesa da sociedade”, ressaltou o delegado-geral Walter Resende. 

Com uma carga horária de aproximadamente 400 horas, o curso é dividido em três fases distintas: administrativa, rústica e técnica. As atividades práticas e teóricas serão realizadas em regime integral, com treinamentos em Belém e em cidades do interior, como Terra Alta, Canaã dos Carajás, Marabá e Abaetetuba. A formação é planejada para durar entre 35 e 40 dias, colocando os participantes em situações extremas de treinamento físico e psicológico.

Dos 27 candidatos que iniciaram o processo seletivo, 18 alunos, entre policiais civis do Pará e do Piauí, e, ainda, da Secretaria de Administração Penitenciária do Pará (Seap), chegaram à etapa de início do treinamento.

“O curso, além de ser exigente fisicamente, cobra grande preparo mental dos participantes, que enfrentarão cenários simulados de combate, incluindo atividades como patrulhamento urbano e rural, operações em áreas ribeirinhas e treinamentos táticos em ambientes confinados”, pontuou o investigador Ângelo Martins, coordenador da CORE.

A formação inclui ainda treinamento em transportes terrestres, aéreos e marítimos, além de aulas sobre técnicas de abordagem, defesa pessoal e atendimento pré-hospitalar em combate. Essas atividades são projetadas para garantir que os novos operadores estejam preparados para atuar em cenários urbanos e rurais, tanto no Pará quanto em outras regiões do país.

CORE - A Coordenadoria, que opera desde 2019 no Pará, já consolidou sua reputação como um dos grupos táticos mais capacitados do Brasil. Os últimos cursos promovidos pela coordenadoria seguiram o padrão nacional de operações especiais, elevando o nível técnico da equipe para enfrentar os desafios cada vez mais complexos do cotidiano policial.