Distribuição dos malotes com as provas do Enem está concluída neste domingo (10)
Ação foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública
A escolta dos malotes com as provas da segunda etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 (Enem), foi concluída antes das 11h30h da manhã deste domingo, 10. As equipes de segurança coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atuam na segurança dos malotes, nas rondas das vias, no entorno dos locais de aplicação das provas, e monitoram as ações de segurança desenvolvidas com objetivo de garantir aos candidatos mais segurança e tranquilidade no andamento do Exame.
A segunda etapa do Enem 2024 será aplicada em 711 locais de provas distribuídos nos 81 municípios do estado. A “Operação Enem 2024” conta ainda com a atuação de mais de 6 mil agentes, mobilizados desde as primeiras horas deste domingo (10) que devem acompanhar a realização das provas, previstas para o início às 13h.
A Segup instalou, mais uma vez, a sala de monitoramento no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), de onde também estão interligados os outros Quatorze Centros Integrados Regionais ativados nas principais Regiões de segurança do estado.
“Mais uma vez estamos com nosso Centro Integrado de Comando e Controle da Capital ativado, com a presença dos representantes de cada força de segurança, assim como, com os representantes dos demais órgãos envolvidos. Todos a postos para monitorar as ações desenvolvidas para que o Certame ocorra dentro da tranquilidade, como aconteceu na 1ª etapa das provas, no domingo passado. A previsão é de que, mais uma vez, possamos ter uma aplicação tranquila dentro da normalidade”, ressaltou o secretário adjunto de Operações da Segup, Luciano de Oliveira.
Todas informações a cerca dos transportes das provas, assim como, o início e finalização das atividades de distribuição, logística e aplicação do Exame são repassadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, localizado no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex.
A previsão de término de toda a operação é até às 23h, do dia de realização da prova, com a escolta reversa das provas, que são lacradas e encaminhadas para o local de correção, no Estado de São Paulo.
Ocorrências - Desde o início da manhã até às 11h30, nenhuma ocorrência foi registrada. Os malotes já estão distribuídos nos devidos locais de aplicação das provas. As equipes de segurança, juntamente com os demais órgãos envolvidos no Certame aguardam o início do Exame.
Em Vigia uma escola apresenta problemas com a energia. A Equatorial Energia, concessionária de energia elétrica, realiza os reparos para que a energia se estabeleça antes do início do Certame.
Videomonitoramento - Mais de 350 câmeras de videomonitoramento, instaladas na Região Metropolitana de Belém (RMB) estão sendo monitoradas, especialmente, nos locais de movimentação e realização das provas. No total, quase mil câmeras estão sendo utilizadas, em todo o Estado, para o acompanhamento e monitoramento das forças de segurança nos locais de prova, e no seu entorno, para garantir maior segurança aos estudantes.
Centros Regionais – Somando na estratégia da segurança pública nos demais municípios do estado, a Segup instalou os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR). treze municípios contarão com os Centros, entre eles, Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira. Todas as unidades estão sendo coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle da Capital, que irá abranger também toda a Região Metropolitana de Belém (RMB).
Integração - As ações envolvem, de forma integrada, representantes de diversas instituições, bem como, agentes dos Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Guardas Municipais, órgão de trânsito municipais, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial Energia (concessionária de energia elétrica), Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Evento (Cebraspe) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela a realização do certame.