Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALÉ CLÁSSICO

Pro Paz lança projeto “Criança que Dança é Mais Feliz” 2015

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/10/2015 20h47

Ana Gabrielle Ramos, 9 anos, estuda na quarta série da Escola Municipal Nossa Senhora Auxiliadora, em Ananindeua. A menina, quando crescer, quer ser bailarina. Para ela, este sonho agora está mais perto. Gabrielle é uma das beneficiadas pelo projeto “Criança que Dança é Mais Feliz”, uma realização do Governo do Pará, por intermédio da Fundação Pro Paz, Escola de Dança Ana Unger e Prefeitura de Ananindeua. O lançamento oficial foi realizado nesta sexta-feira (23) no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua.

O projeto oferece às crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, das cidades de Belém e Ananindeua, 160 bolsas de estudo de balé clássico. Para participar, é preciso estar matriculado regularmente na rede pública de ensino. A proposta é fazer com que as jovens ocupem o tempo livre com atividades que lhe tragam consequências positivas e crescimento.

Jorge Bittencourt, presidente do Pro Paz, destaca que a dança é um instrumento de disciplina, de respeito. Para ele, esta parceria vai oportunizar o acesso às atividades e quem sabe daí não surge grandes talentos. “É uma estratégia de trabalho, é uma prevenção. Essas crianças e adolescentes poderiam estar nas ruas, mas optaram em ter um futuro melhor”, ressalta.

Neide Maia era só orgulho com a filha Geovanna Vitória, de 8 anos. A pequena é apaixonada por dança e assim que soube que haveria audição para o projeto correu para se inscrever. Atendendo aos quesitos como avaliação física, flexibilidade, musicalização e vários outros, Geovanna tornou-se também uma das crianças beneficiadas pela bolsa de estudo. “O sonho dela é ser bailarina, então é o meu também”, diz Neide.

Ana Unger, bailarina profissional e uma das idealizadoras do projeto, explica que a ideia é aumentar o número de pessoas beneficiadas e contemplar também professores. “Em breve vamos oferecer cursos de formação de professores dentro dos moldes metodológicos exigidos nas maiores escolas de dança do mundo”, enfatiza.