Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EQUILÍBRIO

País registra nova queda na geração de empregos e Pará reduz índice negativo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/10/2015 11h47

Com saldo positivo de mais de 500 vagas, o setor econômico da Agropecuária obteve o melhor resultado na geração de empregos no Estado em setembro deste ano. Mesmo com o bom desempenho do setor, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta feira, 23, pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), apontam saldo negativo no mês no Estado de -0,09%. Ainda assim, este resultado foi o décimo melhor entre as 27 Unidades da Federação e abaixo da media nacional no periodo, que foi de -0,24%.

Apenas em setembro, o Brasil registrou fechamento de 95.602 vagas de trabalho. No País, que enfrenta uma crise financeira, já são contabilizadas 657.761 vagas a menos no acumulado do ano, entre janeiro e setembro deste ano. Nos últimos doze meses, são mais de 1,2 milhão de postos de trabalho a menos no Brasil.

Apesar dos numeros acompanharem a tendência nacional negativa, os dados de setembro no Pará são melhores que os observados em agosto, segundo o próprio Caged. No mês anterior, a análise demonstrou que o Estado registrou saldo negativo de 1,3 mil postos de trabalho, com índice de -0,16%.

No acumulado do ano, enquanto o Brasil registrou o fechamento de quase 700 mil vagas, o Pará registrou a perda de 8.094 vagas. A queda mais expressiva nesse recorte de análise na região Norte foi no Amazonas, com a perda de mais de 22 mil postos de trabalho apenas em setembro. No País, este foi o sexto mês consecutivo de queda no saldo de empregos.

Pacto – Diante da crise econômica que assola o país, o Governo do Pará antecipou-se nas ações e lançou o Pacto pela Produção e Emprego já no final de agosto. São mais de 30 medidas que estimulam o setor produtivo a desonerar atividades econômicas, simplificar licenciamentos, qualificar profissionais, estimular o turismo, entre outras ações.

''A crise nacional tem reflexos em todos os Estados, e aqui tomamos a iniciativa de responder isso. O Governo do Estado está lançando esse pacto, concede incentivos e estímulos à economia, e o setor produtivo fará um esforço permanente para orientar as empresas e seus associados a manter o nível de empregos no Pará. Espera-se que as empresas possam manter os postos de trabalho. E nós, juntos, possamos evitar os efeitos mais drásticos desta crise perversa'', frisou na ocasião o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachcki.