EMATER lança novo sistema para acompanhar atividades de desenvolvimento da agricultura familiar paraense
A nova ferramenta irá cadastrar os beneficiários da assistência técnica e extensão rural do Estado, visando planejar e avaliar as atividades que contribuem para o crescimento econômico e social das famílias
Aderindo a nova era tecnológica, que facilita o acesso às informações e contribuem para o desenvolvimento das atividades de forma mais rápida e eficaz, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) lança seu novo sistema digital, o SISATER PARÁ, ferramenta para cadastro de todos os beneficiários da agricultura familiar do Estado, assim como registrar os dados e informações das atividades dos extensionistas, a fim de monitorar, planejar e avaliar as ações.
“Em 59 anos de existência da Empresa apenas planejando, foi nesta gestão que conseguimos colocar em prática o novo sistema, moderno e ágil. É mais um instrumento de gestão e governança da Emater para acompanhamento das ações desenvolvidas pelos extensionistas. É o compromisso com a transparência e eficiência na efetivação das politicas públicas do Estado”, enfatizou o presidente da EMATER, Joniel de Abreu.
O Sistema de Acompanhamento das Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (SISATER-PARÁ) estava há certo tempo apenas em planejamento e alguns testes, e somente ano passado, com a atual gestão, que a execução definitiva foi iniciada pelos próprios servidores da Empresa de Assistência, que são da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic).
"Com o acompanhamento das atividades, teremos um melhor planejamento e subsequente, um atendimento com mais qualidade, na definição de políticas da agricultura familiar, um perfil mais detalhado de todos os beneficiários. O novo sistema também permitirá realizar uma análise de desempenho de cada escritório local, facilitando a gestão e governança da empresa", ressaltou Jorge Augusto Macedo, coordenador da CTIC.
A nova ferramenta, que já encontra-se em funcionamento e pode ser acessada em ambiente web, desktop e mobile, é um sistema constituído por diversos módulos contendo informações sobre Força de Trabalho, Beneficiários de ATER, Organizações Sociais, Comunidades, Unidades de Produção, Atividades de Pesca, Subprojetos do PROATER, Programação Mensal, Formulário de registro das atividades de ATER (FATER), Crédito Rural e Relatórios. Cada um com funções específicas mas interligados, onde todos os empregados já foram cadastros para desenvolver suas atividades no sistema, de acordo com a programação mensal. Assim, também haverá a possibilidade de analisar o desempenho de cada escritório local, proporcionando um serviço com mais qualidade aos agricultores.
Além disso, os agricultores familiares passarão a ter um prontuário de todas as atividades e assistência que recebeu pela EMATER, possibilitando gerar declarações que normalmente são utilizadas por eles na aposentadoria, comprovando suas atividades, e isso facilitará ainda mais o acesso ao credito rural.