Em Belém e Itaituba, EETEPAs promovem mostras de tecnologia
O Evento reuniu os projetos que estão em desenvolvimento por alunos dos cursos técnicos de administração, informática, rede de computadores, eventos, meio ambiente, transações imobiliárias e vendas
A Escola de ensino técnico estadual (EETEPA) Vilhena Alves, localizada no bairro de São Braz, em Belém, promoveu nesta sexta feira (08), a 1º Amostra de tecnologia (MOSTEC). O Evento reuniu os projetos que estão em desenvolvimento por alunos dos cursos técnicos de administração, informática, rede de computadores, eventos, meio ambiente, transações imobiliárias e vendas.
A abertura do evento contou com uma apresentação musical dos alunos da disciplina de artes. Além das apresentações de projetos, os alunos tiveram uma palestra com o tema "Desafios e oportunidades no Ensino Técnico e Integrado na Região Amazônica" com a participação dos professores: Dr. José Benício da Cruz Costa, Karen Albuquerque Dias e das ex alunas da Eetepa Natália Mapuá e Lays Ripardo.
O objetivo da amostra é dar visibilidade para sociedade civil e comunidade acadêmica sobre os projetos que estão em desenvolvimento na escola. Os alunos também participaram de oficinas nos eixos de logística, comunicação, eventos e informática. A coordenação da amostra conta a colaboração dos coordenadores Demetrius Araújo (redes) e Vinicius Ramos (informática).
“Queremos mostrar a tecnologia em todos os eixos, essa interdisciplinaridade, a integração da tecnologia nos demais cursos que são ofertados na escola técnica. Hoje temos 180 alunos como expositores e em media 450 alunos circulando por nossas atividades nos três turnos. Temos certeza que a amostra possibilita para o estudante essa visão de mercado de trabalho”, pontua Vinicius.
Os alunos Olga Cunha, Guilherme Bulhões, Cainã Souza e Ricardo Merces, do segundo ano do curso técnico em informática, tiveram a ideia de automatizar a campainha do Vilhena Alves usando programação.
“Antes, esse trabalho era feito de forma manual. Programar a batida da campainha foi muito especial, pois conseguimos automatizar algo que ajuda na nossa rotina na escola. Esse projeto abriu portas para outras demandas que podemos solucionar na escola como a carteirinha digital, onde a lista de entrada, saída e a frequência ficariam disponível online” diz Olga.
Para Ricardo Merces, outro integrante da equipe de Automação, participar da “MOSTEC” é uma forma de mostrar para os alunos que não é só em escolas particulares que os projetos podem ser desenvolvidos. “É a possibilidade mostrar para os outros alunos que a escola técnica tem ensino de qualidade, que podemos facilitar nossa rotina de estudos com o conhecimento que adquirimos aqui", afirma.
Tecnologia x Meio Ambiente – A Escola está em ritmo de preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP 30, onde o Vilhena Alves é referencia em projetos de biotecnologia e sustentabilidade. O Evento trouxe dois projetos que remetem aos eixos de tecnologia e meio ambiente. O primeiro intitulado de “Tecnologia e sustentabilidade” onde o caroço do Açaí é reutilizado para a produção de café. Para a aluna do curso técnico de Administração e participante do projeto, Eduarda Castorino, a amostra reafirma o compromisso dos estudantes com o meio ambiente. “Usar a tecnologia em favor da preservação da natureza e demonstrar aqui na escola é algo único. Com certeza a formação que estamos recebendo na EETEPA nos faz alunos mais conscientes sobre sustentabilidade e Bioeconomia” conta Eduarda.
O projeto “Ecoart” ensina os alunos os processos de reaproveitamento do papel e usa produtos orgânicos para transformar o que seria descartado em obras de arte confeccionadas pelos próprios estudantes. Eduardo Sardinha é aluno e cursa o segundo ano do curso técnico em administração, afirma que o projeto busca reverter o desperdício de papel. “Eu acredito que o visual traz impacto para a nossa realidade. A Cop30 vem com o gancho de mudar nosso olhar sobre o impacto que o meio ambiente vem sofrendo e o que precisamos mudar. Queremos lembrar da conscientização todos os dias e não apenas em eventos isolados. Nossas obras nos remetem isso” sentencia.
EETEPA Presidente Tancredo de Almeida Neves – 1ª Amostra Cientifica e Tecnológica: “Inovação sustentável e acessível: Caminhos para um futuro verde”
A Eetepa Tancredo de Almeida neves também realizou nos dias 06, 07 e 08 de novembro, uma programação com oficinas e exposição de projetos voltadas também para tecnologia e meio ambiente. Os cursos de modalidade integrado, subsequente e proeja dos cursos de informática, logística, secretariado, rh e administração participaram do evento.
A exposição dos projetos veio com a temática que alia o conhecimento científico e a tecnologia para melhorar os impactos ambientais com foco em sustentabilidade e reciclagem. A amostra contou com desfile de moda sustentável e reaproveitamento de alimentos.
“O nosso principal objetivo é fazer que o aluno entendesse a importância dessa troca de conhecimento e que a tecnologia pode ser usada a favor de diminuir os impactos ambientais a partir da mudança de postura quanto cidadão”, disse Nilene Soares, Vice-diretora da escola.
Para Cauã Daniel, aluno do curso de informática, a amostra foi uma experiência enriquecedora, pois permitiu sua participação em um projeto sobre o funcionamento de um bairro sustentável. “Saber que é possível construir uma comunidade sustentável, com hortas, energia eólica e solar, além de reduzir os impactos ambientais naturais, amplia minha visão como estudante e futuro profissional”, destacou Cauã.
EETEPA ITAITUBA – FEIRA TECNOLOGICA 2024
Nos dias 6 e 7 de novembro de 2024, a escola técnica de Itaituba foi palco de uma feira tecnológica que reuniu os alunos e professores em um evento dedicado ao fortalecimento da sustentabilidade e da inovação tecnológica. A programação incluiu apresentações de projetos, palestras e exposições voltadas para a conscientização sobre temas como economia, segurança e empreendedorismo.
A abertura do evento foi realizada pela direção da escola, seguida pela composição de uma mesa com coordenadores e professores e uma apresentação da banda musical do Instituto federal do Pará (IFPA) de Itaituba. Em seguida, os integrantes da mesa dialogaram sobre a importância dos temas abordados pelos projetos.
A noite foi marcada por exposições dos trabalhos das turmas subsequentes, que trouxeram discussões relevantes, como: Tecnologia social e logística reversa para economia sustentável; Educação financeira familiar com soluções tecnológicas; Capacitação de mulheres empreendedoras entre outros.
Para o segundo dia de evento as exposição de projetos tais como: Produção de orgânicos e sistemas de criação de animais; Farelo de osso, compostagem e reciclagem de garrafas PET; Paisagismo e coleta seletiva; Projeto Serene; App Infity Elevator e Projeto Chocadeira e sistema de criação de aves.
Texto: Carla Couto – Ascom Sectet