Ciop homenageia agentes de segurança pública em alusão aos 26 anos de serviços prestados à população
Em todo o ano de 2023, o CIOp recebeu 1.053.879 chamadas na central somente na Região Metropolitana de Belém. Em 2024, de janeiro a outubro, já foram recebidas 753.969 chamadas
O primeiro Centro Integrado de Operações (CIOp) do Brasil, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) celebrou os 26 anos de serviços prestados à sociedade paraense em solenidade realizada nesta sexta-feira, 8, no Plenário do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém. O evento reuniu gestores e servidores do Sistema de Segurança Pública.
Presente na cerimônia, o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, reiterou sobre a referência que o Ciop tem para outros estados do Brasil por todos os serviços prestados ao longo destes anos.
"A gente tem orgulho em poder dizer por onde vai no Brasil o quanto avançamos desde a criação do CIOp. Claro, desde a criação é algo embrionário, que vai se moldando, se adequando. E a gente pode dizer que quase seis anos depois, desde o início da gestão, tivemos avanços muito significativos que o nosso órgão continua sendo uma referência nacional de integração, investimentos em equipamentos tecnológicos e presteza no atendimento à população. E tudo isso é motivo de orgulho para a gente, não só por completar 26 anos, mas pela força que conseguimos avançar e atuamos hoje. Principalmente pela atuação de forma integrada com os órgãos estaduais e municipais, SAMU e em situações específicas com os órgãos federais, que nos ajudam a combater a criminalidade, garantir a paz social, e também a atender a população, inclusive, em questões de saúde ou qualquer outra situação de urgência e emergência que chegue até nós. A população hoje reconhece o serviço prestado pelo órgão através das forças de segurança que o integram", afirmou Ualame Machado.
O diretor do Centro Integrado de Operações, Ten. Cel PM Felipe Aires, agradeceu a oportunidade de conduzir as atividades do Ciop e parabenizou aos agentes das forças de segurança e os colaboradores que integram, diariamente, as ações no Centro. "Nós temos a missão de coordenar o emprego integrado dos diversos órgãos e instituições que compõem o SIEDS, em ocorrências de urgência e emergência, e por isso faço questão de citar e agradecer as peças que juntas fazem essa importante engrenagem girar todos os dias. Agradeço aos Policiais e Bombeiros Militares que operam os rádios e as câmeras dentro da Sala de Operações, a todos os coordenadores, gerentes, colaboradores, técnicos, voluntários civis e estagiários que cumprem muito bem suas tarefas e se reinventam todos os dias com profissionalismo e dedicação. Assim como, aos atendentes do CALL CENTER, que tem a nobre missão de recepcionar primeiro os anseios de pessoas que precisam de ajuda e confiam suas vidas ao Ciop. Tenho plena consciência que a missão do Ciop é muito difícil, existem inúmeras variáveis que influenciam diretamente no desempenho das nossas atividades e em muitas destas não temos o mínimo controle sobre os fatos. Mas, ao mesmo tempo, trago a vontade de sempre melhorar, a criatividade para superar as dificuldades e principalmente: a boa vontade, a competência para entregarmos o melhor atendimento à sociedade paraense. São 26 anos de muita dedicação e trabalho", disse o Ten Cel. Aires.
Condecorações - Na solenidade, cinco policiais militares que estão à disposição do Ciop foram homenageados com a Medalha da Ordem do Mérito Pessoal "Coronel Fontoura" Grau Cavaleiro. A comenda é destinada a personalidades militares com serviços notáveis à Polícia Militar do Pará, contribuindo para o seu desenvolvimento e prestígio nos âmbitos nacional e estadual.
Outros 9 agentes da PM, que estão a serviço da Segup, foram condecorados com a Medalha 30 Anos de Bons Serviços Prestados a PMPA (Metal Dourado), mais três policiais militares receberam a medalha 20 anos de Bons Serviços Prestados (Metal Prateado) e dez militares foram condecorados com a medalha de 10 anos (Metal Bronzeado). Mais três policiais militares também foram condecorados com a Láurea do Mérito Pessoal.
Um agente do Corpo de Bombeiros Militar que atua no CIOp também foi condecorado com a Medalha "Ordem do Mérito Operacional", em reconhecimento ao empenho e à contribuição ao Corpo de Bombeiros Militar e à Segup.
Mais um agente de segurança, Delegado de Polícia Civil, foi agraciado com a Medalha de ‘Antônio Lemos’ do Corpo de Bombeiros Militar.
"Primeiramente, eu agradeço a Deus, pois policial reconvocada, voltando novamente a atuar no Ciop e hoje recebo essa homenagem. Eu tenho orgulho de trabalhar no Ciop há mais de 20 anos, um trabalho que eu gosto, adoro o despacho de ocorrências, pois trabalho modulando com as viaturas na rua. Aqui eu já fui atendente no Call Center e depois passei para o despacho de viaturas, onde falo diretamente com os agentes que estão nas ruas e são encaminhados para o atendimento acionado via 190. Damos toda a atenção para que a ocorrência seja atendida no tempo mais breve possível", afirmou a SGT PM Ivanilde, condecorada com a Medalha de 20 Anos de Bons Serviços Prestados a PMPA (Metal Prateado).
Ciop
O Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculado à Segup e instituído pelo Decreto nº 2.959, completou oficialmente 25 anos de serviços prestados à população no dia 16 de julho deste ano, data de sua criação, sendo um elo entre a sociedade e a segurança pública, tendo como missão principal gerenciar a comunicação da população com os órgãos do sistema, por meio dos três dígitos 190/193, no atendimento de ocorrências de urgência e emergência em toda a Região Metropolitana de Belém
Atualmente, o CIOp contempla no mesmo espaço físico a Central de Atendimento e Despacho, que atua com dez instituições integradas do Sistema de Segurança Pública, como: polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Guardas Municipais de Belém, Ananindeua e Marituba.
O funcionamento ocorre durante 24 horas, nos sete dias da semana, sem interrupção, com o serviço de militares estaduais e profissionais civis, que trabalham em escalas e turnos de seis horas por dia, em ambiente de acesso restrito. Além da Região Metropolitana de Belém (RMB), o CIOp está presente no interior do Estado por meio dos Núcleos Integrados de Operações (NIOps) e Centrais de Atendimento e Despacho (CAD’s).
Ocorrências
Em todo o ano de 2023, o CIOp recebeu 1.053.879 chamadas na central somente na Região Metropolitana de Belém. Em 2024, de janeiro a outubro, já foram recebidas 753.969 chamadas.