Impactos da alimentação saudável serão debatidos na II Mostra de Ecologia e Sustentabilidade
No Parque do Utinga, o evento abordará as escolhas alimentares e seus efeitos no meio ambiente e na saúde humana
Parque do Utinga receberá pessoas de todas as idades para debater qualidade da alimentaçãoO Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém, recebe neste sábado (09) a II Mostra de Ecologia e Sustentabilidade, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (Isarh) e Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Com o tema “De que modo seu consumo impacta a sua saúde e o planeta Terra?”, o evento busca despertar a consciência crítica sobre as escolhas alimentares e seus efeitos no meio ambiente e na saúde humana.
Com início às 8h, no Centro de Acolhimento do Parque, a programação oferece uma série de atividades, para pessoas de todas as idades, incluindo mostras, exposições e oficinas práticas. O objetivo é envolver o público em reflexões sobre o impacto dos produtos industrializados e as alternativas saudáveis e sustentáveis, incentivando uma mudança de hábitos no consumo diário. A entrada é gratuita.O evento busca conscientizar as pessoas sobre as escolhas alimentares e seus efeitos no meio ambiente e na saúde
Hábitos saudáveis - Serão apresentados produtos industrializados e uma análise dos danos causados à saúde e ao meio ambiente. Em paralelo, o público terá acesso a alternativas alimentares que promovem sustentabilidade e bem-estar, com uma abordagem sobre os benefícios da ingestão de produtos mais naturais e ecológicos. A expectativa é que o evento ofereça informações práticas, que inspirem os visitantes na adoção de hábitos alimentares mais conscientes.
Para quem deseja aprender na prática, oficinas de saponificação e produção de terrários também serão realizadas. A primeira ensinará os participantes a fazer sabão caseiro, uma alternativa sustentável que reduz o uso de produtos químicos e embalagens. Já a oficina de terrários apresentará técnicas para montar pequenos ecossistemas em recipientes, incentivando a conexão com a natureza e a importância da preservação.
Parceria - A mostra também contará com exposições promovidas pelo Projeto Aquatona e pelo Grupo de Estudo em Gestão de Resíduos Sólidos (GEGR), da Ufra. A exposição Aquatona destacará a vida marinha e os ecossistemas costeiros, sensibilizando sobre a preservação dos recursos hídricos. Já o GEGR apresentará iniciativas de manejo e destinação adequada de resíduos sólidos.
Segundo a técnica do Ideflor-Bio, Cláudia Kahwage, o evento é uma oportunidade para que as pessoas compreendam o poder das escolhas diárias em prol do meio ambiente. "A II Mostra de Ecologia e Sustentabilidade convida a refletir sobre como nossas escolhas impactam diretamente não só o planeta, mas também nossa saúde e qualidade de vida. É uma chance de promover uma relação mais saudável com o meio ambiente, por meio do conhecimento e da conscientização", frisou.