Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia já assegurou mais de 24 mil exames por imagens à população

Unidade da rede estadual pública de saúde tem 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, entre adultos e pediátricos

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
08/11/2024 11h01

Referência para várias especialidades, entre elas, a radiologia aos usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) na região, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) compartilha com a comunidade a celebração pelo Dia da Radiologia e do Médico Radiologista, nesta sexta-feira, 8, destacando a relevância dessa área da saúde e do profissional para diagnósticos precoces em estruturas ósseas, musculares e outros órgãos internos, utilizando equipamentos como o raio-x. Neste ano, a unidade hospitalar já disponibilizou mais de 24 mil exames de imagem, o que evidencia a importância da unidade de saúde pública.

Segundo o médico radiologista do HGT, Marcuns Araújo, esses exames de imagem oferecem suporte fundamental aos profissionais de saúde na tomada de decisões médicas, possibilitando diagnósticos mais precisos e, consequentemente, tratamentos mais eficazes.

A presença de um médico radiologista no HGT, por exemplo, permite que o hospital atenda a uma ampla demanda por exames. Mariana Santos, 25 anos, gestante de 32 semanas, veio ao hospital para realizar um exame de ultrassom e verificar se está tudo bem com o bebê.

Em sua primeira gravidez, Mariana conta que o exame é um momento especial, pois permite ver o desenvolvimento do bebê e acompanhar a saúde dele de perto. “É meu primeiro filho, e cada exame me deixa mais tranquila. Saber que estou bem assistida e que posso contar com exames aqui mesmo na cidade faz toda a diferença”, comenta a futura mãe, feliz em ter acesso a esses cuidados tão importantes para sua gestação.

Dentre os exames de imagem mais realizados no período de janeiro a setembro deste ano, destacam-se os exames de Raio-X, com 16.167, seguidos de ultrassom, com 5.982, e mamografia, com 1.029. O médico enfatiza a importância dos exames de imagem rápidos em um ambiente hospitalar de urgência e emergência. Com a demanda por diagnósticos precisos e ágeis, a presença de especialistas em radiologia se torna importante para garantir um atendimento eficaz e seguro aos pacientes que necessitam de intervenções imediatas.

“Há casos que exigem um exame de imagem urgente e demandam uma resposta rápida para que a intervenção médica seja realizada de forma eficaz. A realização imediata de exames, como Raio-X ou ultrassom, é fundamental para identificar lesões internas e possibilitar o tratamento apropriado, garantindo a segurança do paciente e melhorando as chances de recuperação”, afirma Marcuns Araújo.

O especialista ainda ressalta que a agilidade na realização dos exames e na interpretação dos resultados é essencial para o tratamento efetivo. “Em um hospital de urgência, a rapidez no diagnóstico pode fazer a diferença entre a recuperação e complicações severas, reforçando a necessidade de um trabalho colaborativo entre os profissionais de saúde para garantir a melhor assistência possível”, conclui o especialista.

Atualmente, o HGT conta com salas equipadas com aparelhos de Raio-X que funcionam 24 horas, além de ultrassom e um mamógrafo. Em outubro, durante a campanha Outubro Rosa, a unidade hospitalar registrou a realização de mais de 200 mamografias.

"Neste Dia do Médico Radiologista, é fundamental reconhecer a importância desses profissionais na agilidade e precisão dos diagnósticos que salvam vidas. No HGT, estamos comprometidos em oferecer suporte contínuo à nossa equipe, garantindo que estejam sempre prontos para atender às demandas emergenciais. A colaboração entre as especialidades médicas e a utilização de tecnologias disponíveis são essenciais para um atendimento eficaz, que prioriza a segurança e a saúde de nossos pacientes", disse Eduardo Pereira, diretor executivo do HGT, enfatizando a importância do trabalho em equipe na saúde pública.

O Hospital Geral de Tailândia mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço:

Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o HGT é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.1210.