Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXCELÊNCIA NA GESTÃO

Hospital de Clínicas recebe novamente o 'Selo Segurança do Paciente'

Certificação nacional reconhece a instituição como uma das três no Pará a promover boas práticas em segurança hospitalar, a fim de evitar incidentes

Por Lucila Pereira (HC)
07/11/2024 17h03

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o "Selo Segurança do Paciente", uma certificação que destaca a instituição pelo compromisso em promover melhores práticas de segurança ao paciente. O reconhecimento é concedido pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), em parceria com a Epimed Solutions. O HC, localizado em Belém, está entre as três instituições do Pará – juntamente com a Fundação Santa Casa de Misericórdia - que receberam o Selo referente à competência, em 2023.

A certificação reconhece o HC por sua capacidade em realizar notificações, classificações, investigações e tratativas de eventos adversos, de acordo com o Sistema Nacional de Notificações, contribuindo para a melhoria contínua da segurança do paciente e da gestão hospitalar.Hospital de Clínicas Gaspar Vianna se torna referência também em práticas de segurança ao paciente

Milena Palheta, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HC, destacou a importância desse reconhecimento para a equipe. Segundo ela, o Hospital está em constante aprimoramento de processos para evitar recorrências de incidentes. "Nós temos uma equipe muito empenhada, formada por residentes e estagiários de Enfermagem, que não só aprendem com a prática, como também nos ensinam. Eles são fundamentais para dar o primeiro passo quando ocorre um dano grave. Toda a equipe se reúne, incluindo gestores, para criar planos de ação e implementar barreiras, para que o incidente não volte a ocorrer. Estamos muito felizes em receber novamente esse prêmio, e de saber que estamos no caminho certo", afirmou a coordenadora.

Cultura de segurança - A gerente comercial da Epimed, Thaynara Barros, ressaltou que o Selo foi criado para incentivar instituições de saúde a aderirem à cultura de segurança do paciente, conforme as diretrizes da RDC 36/2013 - uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece ações para a promoção da segurança do paciente e melhoria da qualidade nos serviços de saúde do Brasil.

"O principal objetivo dessa certificação é justamente incentivar as instituições a seguirem a cultura de segurança do paciente através da implementação de processos muito bem estruturados. Queremos que cada colaborador internalize a importância de prevenir incidentes e eventos adversos graves, e que essa cultura se reflita no cuidado com cada paciente", acrescentou Thaynara Barros.