Capacita COP 30: Sectet abre novas inscrições para cursos profissionais
Terceira fase do programa estadual disponibiliza novas 2 mil vagas em Turismo, Lazer, Hospitalidade e Infraestrutura, e mais 5 mil vagas em Inglês
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), divulga a terceira fase do programa de capacitação profissional “Capacita COP 30”. Nesta etapa, até o final do ano, serão ofertadas mais de 2 mil vagas, distribuídas por 31 cursos nas áreas de Turismo, Lazer, Hospitalidade e Infraestrutura.
As inscrições podem ser feitas na plataforma oficial do Programa: capacitacop30.pa.gov.br, com início das aulas a partir do dia 11 de novembro e serão ofertados em toda região metropolitana de Belém, polo Salinas e em Santarém.
Os cursos disponíveis são: treinamento de garçom e garçonete; turismo receptivo; inglês para negócios turísticos; marketing digital para o setor turístico; marketing em vendas do setor turístico; inglês básico para negócios turísticos; excelência nos serv. de turismo, hospitalidade e lazer; gestão de turismo sustentável; excelência no atendimento; turismo receptivo; libras básico; marketing e vendas no setor de turismo; inglês avançado para negócios turísticos; excelência no atendimento nos serviços em recepcionista; condutor de turismo em espaços culturais; manutenção de sistema solar fotovoltaico; gestão de bares e restaurantes e Língua Brasileira de Sinais (Libras) básico.
“Essa terceira fase do programa Capacita COP 30 representa o compromisso da Sectet e do Governo do Pará em qualificar sua população e gerar oportunidades de emprego e renda. Queremos não apenas preparar a nossa estrutura para receber um evento tão significativo, mas também capacitar o nosso povo para o legado que ele deixará. Estamos investindo no potencial humano do Pará, para que cada cidadão possa se sentir parte deste momento e transformar o futuro da nossa região” afirma o titular da Sectet, Victor Dias.
O programa ofertará também o total de 5 mil vagas gratuitas de capacitação em inglês, através de parcerias fechadas entre o Governo do Estado e o Instituto Coca-Cola Brasil, Solar Coca-ola e a EF Education First. A oferta ocorrerá na modalidade online.
Outra novidade é que agora os polos de Castanhal, Santa Izabel, Benevides e Salvaterra terão aulas presenciais do 'Capacita' com turmas de 30 vagas cada.
“O curso de inglês online é uma iniciativa essencial para ampliar o acesso à capacitação linguística e preparar a nossa população para o cenário internacional que se aproxima com a COP 30. Ao final da terceira capacitação, junto aos nossos parceiros, alcançaremos a marca de 12 mil certificações, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional”, diz o coordenador do Capacita COP 30 na Sectet, Andrey Rabelo.
Yohan Gabriel, que fez o curso de Inglês instrumental, acentua o impacto positivo da capacitação. “O curso foi muito importante para o meu desenvolvimento profissional. A COP 30 é uma oportunidade que vai abrir portas para o mercado de trabalho. Muitos empregos hoje exigem habilitação em outra língua. Todo esse trabalho que o governo do Estado vem fazendo é muito importante e benéfico para o povo paraense”, comenta.
O programa Capacita é uma iniciativa do governo do Pará, através da Sectet e de parceiros das iniciativas pública e privada, e tem por objetivo qualificar os profissionais paraenses para atuarem na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025.
Até a conclusão da terceira fase serão 12 mil certificações e a meta é chegar até ao evento da COP 30, com 22 mil paraenses qualificados para o mercado de trabalho.
Texto de Carla Couto / Ascom Sectet