Sedeme promove oficina sobre empregabilidade na Usipaz Jurunas/Condor
A formação busca instruir os candidatos às vagas de emprego, apresentando ferramentas tecnológicas e procedimentos, além de proporcionar conhecimento teórico e técnico em diferentes áreas de atuação
Conquistar uma vaga no mercado de trabalho exige conhecimento e aperfeiçoamento contínuo, dada a crescente competitividade do mercado de trabalho. Diante desse cenário, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac), iniciou, na última segunda-feira, 4, na Usina da Paz Jurunas/Condor, um novo curso: "Empregabilidade: O que o Mercado de Trabalho Espera de Você".
A formação tem o objetivo de instruir os candidatos às vagas de emprego sobre os novos conceitos, apresentando ferramentas tecnológicas e procedimentos, além de proporcionar conhecimento teórico e técnico em diferentes áreas de atuação, preparando-os para atuar de forma efetiva no mercado.
Com uma carga horária de 20 horas, a formação será concluída na sexta-feira, 8, com a entrega de certificados aos participantes. Mais de 50 moradores se inscreveram para participar da formação.
Amanda Letícia Pinheiro.Entre eles, a professora do ensino fundamental, Amanda Letícia Pinheiro, está participando pela primeira vez de um curso na Usina da Paz e avalia a oficina como extremamente proveitosa. "Tenho boas referências dos cursos ofertados nas Usinas e sempre quis participar, mas não estava conseguindo devido ao meu horário de trabalho. Pretendo conciliar tudo que estou aprendendo aqui com a área de pedagogia e, futuramente, atuar na gestão de pessoas, focando na questão humanitária que as empresas valorizam bastante. Desejo me tornar um pedagogo empresarial, capaz de trabalhar nas empresas. O curso abre oportunidades para explorar novos mercados e segmentos, e vejo que isso é muito viável através do que estou aprendendo, pois proporciona uma visão clara do que o mercado exige".
O novo curso aborda temas que incluem habilidades técnicas e comportamentais, a importância da comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de conflitos, ética e postura profissional, desenvolvimento de perfil profissional, autogestão, gestão do tempo e outros. A responsável por explicar o conteúdo é a administradora, Berenice Tavares, que também ensina os alunos a estruturar o currículo (modelo básico).
"O mercado de trabalho tem mudado rapidamente em função das inovações tecnológicas; portanto, a qualificação profissional é imprescindível para aqueles que desejam se manter competitivos. Há sempre oportunidades para aqueles que buscam o aperfeiçoamento profissional", disse a professora.
Márcio Alfredo, coordenador do TerPaz na Sedeme, destaca que a oferta de cursos de capacitação no âmbito do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) é uma forma de o Governo do Pará promover o desenvolvimento socioeconômico nas comunidades. Conforme o coordenador, 35 oficinas foram realizadas até o final de outubro, beneficiando mais de 600 moradores dos bairros onde estão instaladas as Usipaz. Ele destacou ainda que as oficinas levam conhecimento, técnicas de produção de artesanatos com recursos sustentáveis, preparação para vagas de emprego e incentivo para que os participantes possam empreender e gerar renda.