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Estado segue investindo em infraestrutura para os municípios da região do Caeté

Desde 2019, foram investidos aproximadamente R$ 3,6 bilhões em pavimentação e restauração de rodovias e construções de pontes

Por Governo do Pará (SECOM)
06/11/2024 08h30

O governo estadual segue fazendo investimentos em infraestrutura na região do Caeté e os reflexos já podem ser observados pela população. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), estão em implementação uma série de medidas para atrair investidores estrangeiros para projetos de logística no Estado. Entre elas, investimentos na modernização e expansão das estradas e construção de pontes. 

Desde 2019, foram investidos aproximadamente R$ 3,6 bilhões em pavimentação e restauração de rodovias e construções de pontes, resultando na construção e pavimentação de mais de 1.440 quilômetros de rodovias, elevando a proporção de vias asfaltadas de 45% para 70%. Além disso, estão em andamento obras em mais 736 quilômetros de rodovias. Assim como a entrega de mais de 135 pontes, integrando comunidades e facilitando o transporte de mercadorias.

Já pelo programa Asfalto por Todo o Pará, executado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), desde 2019 já foram entregues quase dois mil quilômetros de asfalto em perímetros urbano e rural. Foi assinada, em 2024, a ordem de serviço para dar início à quarta etapa do programa, para a implementação de mais 247 km. Nestes quase seis anos, já são R$ 4,9 bilhões investidos em pavimentação.

A Seinfra já reconstruiu mais de 290 quilômetros de rodovias e entregou 19 pontes. A rodovia PA-380 foi construída e pavimentada. Obra finalizada e resultante da parceria entre Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Nova Timboteua. Os serviços de pavimentação da PA-380 foram realizados no trecho entre a BR-316 (Vila de Quatro Bocas) e a PA-324.

Já a rodovia PA-124, via de ligação aos municípios de Salinópolis, São João de Pirabas, Primavera, Capanema, Bonito, Ourém, Capitão Poço, Garrafão do Norte e Nova Esperança do Piriá conta com concreto asfáltico em seus 217 quilômetros de extensão. A rodovia pode ser acessada por meio das PAs 444, 326, 324, 242, 436, 253, 442, 440, 446, 322, 251 e 252, além da BR 316 e BR 308. Em São João de Pirabas também foram entregas de obras estaduais de infraestrutura, a exemplo da nova rotatória da PA-124 com a PA-440 e da duplicação, pavimentação e urbanização da Avenida São Pedro, principal via da cidade.

Foi feita ainda a construção e pavimentação de 28 quilômetros da rodovia PA-322, obra que beneficia a rodovia, que se integra às BRs 010 e 316, criando um novo corredor logístico da produção paraense. Qualidade de vida para moradores e desenvolvimento para a região serão gerados com obras de pavimentação em São João de Pirabas com a estrada de Japerica, uma importante via para a comunidade e região com três km de vias urbanas. Os serviços impactam positivamente para a trafegabilidade, segurança, saúde, valorização dos locais e da economia regional.

Foi entregue também a pavimentação da vicinal Tauarizinho em Peixe-Boi. A obra visa melhorar a infraestrutura viária na região, iniciando no km 11 da PA-124 até a vila de Tauarizinho, um total de 9 quilômetros de pavimentação. Entregue reconstruída em Capanema, a rodovia PA-448 é alternativa de tráfego paralelo à BR-308 entre os municípios de Capanema e Bragança, passando pelos distritos históricos como Tauari e Mirasselvas – onde fica a antiga estação de trem da Estrada de Ferro Belém-Bragança, um patrimônio histórico do Pará, interligando uma série de comunidades agrícolas. A nova PA-448 teve a totalidade de sua extensão de 27 quilômetros construída e pavimentada, beneficiando comunidades de Tauari e Mirasselvas. A PA-444 concretiza a duplicação da rodovia e da ponte sobre o Rio Sampaio. Estrada dá acesso às praias do Atalaia e Farol Velho com mais fluidez. O trecho da PA-444, na altura da ponte sobre o rio Sampaio passou por obras de pavimentação e duplicação de rodovia e 200 metros de ponte.

Em andamento - Obras de construção e pavimentação da Rodovia PA-112, na Região de Integração Rio Caeté, e ainda toda a extensão de 54,5 quilômetros, visa interligar a BR-308 à BR-316, integrando municípios do nordeste paraense. Ainda na PA-112, será construída uma ponte em concreto, localizada no Km 28, sobre o Rio Caeté III, contendo 42 metros de extensão. O estado iniciou ainda o asfaltamento da PA-253, no trecho entre Capitão Poço e Santa Luzia do Pará, com asfalto para 47 quilômetros da rodovia no trecho entre os municípios.

“Os avanços na construção e pavimentação de rodovias e pontes na Região de Integração Rio Caeté refletem nosso compromisso em promover infraestrutura de qualidade essencial para o desenvolvimento econômico e social dessa região tão estratégica para o estado. A criação de novos corredores logísticos, como na PA-322 e PA-112, a pavimentação de rodovias importantes, como a PA-448 e a PA-380 e a entrega da estrada de Japerica e a Vicinal do Tauarizinho estão transformando a realidade de diversas comunidades e municípios. Até o final de 2024, mais de dez municípios, incluindo Nova Timboteua, São João de Pirabas, Capanema e Capitão Poço, serão diretamente beneficiados por essas obras, que visam facilitar o escoamento da produção, melhorar a mobilidade e ampliar a integração entre as cidades. Nosso planejamento contempla não apenas a conclusão das obras em andamento, mas também o início de novos projetos que impactarão positivamente toda a Região do Rio Caeté, consolidando um sistema rodoviário robusto e eficiente", informou o secretário de infraestrutura e logística, Adler Silveira.

Rosa Fernandes é moradora do município de Salinópolis e já vivencia as melhorias proporcionadas pela atuação do Governo do Pará. "As obras feitas na rodovia de acesso a Salinas e praias do Atalaia e Farol Velho, assim com a duplicação da ponte, ficaram ótimas, acabaram os buracos. Quando vamos a Belém achamos a rota bem mais rápida, o fluxo ficou melhor”, concluiu.