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Temas do Enem foram abordados pela Seduc na preparação dos alunos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/10/2015 18h23

A redação foi uma das prioridades na preparação dos estudantes das escolas estaduais em Belém e no interior do Estado para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto que o tema escolhido, “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, chegou a ser abordado nas redações preparatórias dos alunos.

Nesta preparação dos estudantes ao Enem 2015, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) organizou um grupo de dez professores para elaboração de questões e provas de avaliações unificadas do ensino médio, em conjunto com gestores das unidades administrativas e de escolas da rede estadual. As ações e projetos relacionados ao Enem nas escolas foram acompanhados pelos gestores e técnicos da Seduc.

“O tema da redação do Enem 2015 aborda a problemática da violência contra a mulher, uma situação, infelizmente, recorrente na sociedade brasileira. Este tema foi trabalhado de forma abrangente nas escolas estaduais visando o exame. Na Escola Estadual Santa Maria de Belém, em Batista Campos, por exemplo, os estudantes receberam uma palestra específica sobre o tema proferida pela defensora pública Arlete Guimarães, como parte da parceria entre a Seduc e o Ministério Público do Estado”, disse a diretora de Ensino Médio e Educação Profissional da Seduc, Clara Yunes.

“Abordamos o tema em sala de aula, explicando para muitos alunos que desconheciam o que é feminicídio e detalhes sobre a Lei Maria da Penha”, afirmou a professora de português Hellen Suzandrei, da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso e do projeto Pro Paz Enem Digital.

Na Escola Estadual Celso Malcher, no bairro da Terra Firme, os alunos também trabalharam o tema da violência contra a mulher. “A partir do aspecto do feminicídio, os estudantes pesquisaram sobre aspectos da violência contra a mulher, em jornais, revistas, artigos e na internet, e tiveram contato com depoimento de mulheres que sofreram tipos de violência”, contou a professora Érica Gomes, da Escola Celso Malcher.

O tema também mereceu destaque dos professores da Escola Estadual Waldemar Henrique, no bairro do Benguí. “Os estudantes redigirem textos sobre este tema é algo salutar. Considero plenamente válida a provocação trazida pelo tema para apresentação de argumentos, além do aspecto estrutural da redação, sob o ponto de vista das normas gramaticais. É um tema que deve ser discutido por toda a sociedade, pelas famílias em especial”, frisou a diretora, Clara Yunes.

Conteúdos – Na avaliação dos professores de ensino médio da Seduc, as provas do Enem 2015 foram trabalhosas, mas os estudantes foram preparados em sintonia com os conteúdos propostos e estão no páreo para obter boas notas. Física e química foram os conteúdos mais difíceis no exame, como avaliam os docentes, destacando que se voltou a cobrar conhecimento profundo destas disciplinas.

O tema África, enfocado na prova da história, foi abordado na preparação dos estudantes estaduais. Em geografia foram cobrados conteúdos específicos e trabalhosos. Já em biologia  as questões enfocaram biotecnologia, meio ambiente em relação direta com geografia e química, o que também foi trabalhado nas escolas públicas estaduais. A tecnologia da informação foi outro tema abordado na prova. Em linguagens, chama a atenção de professores e alunos a abordagem focada em arte, especialmente a contemporânea. Temas atuais predominaram em sociologia. A prova de matemática foi considerada pelos docentes como um pouco mais difícil que a de 2014.

A programação de preparação dos estudantes para avaliações de conteúdos, como é caso do Enem, não será interrompida na Seduc após a provas do exame, aplicadas no fim de semana.  Ainda em novembro, estudantes do ensino fundamental e médio em escolas estaduais e municipais participarão da Prova Brasil e das provas do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae), que integra o Pacto pela Educação do Pará. Nos próximos dias, dirigentes da Seduc se reúnem para avaliar as ações relacionadas ao Enem 2015 e as propostas em discussão para 2016.