Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Emater viabiliza a implantação de 18 hectares de Sistemas Agroflorestais em Marabá

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/10/2015 12h11

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) estabeleceram parceria para implantação de 18 hectares de Sistemas Agroflorestais (SAF’s), distribuídos em três comunidades rurais do município de Marabá, sudeste paraense, para fomentar a recuperação de áreas alteradas em propriedades rurais familiares. O trabalho de aração e gradação está sendo feito por meio dos escritórios local e regional da Emater em Marabá, e do escritório regional Carajás do Ideflor-bio.

Os 18 hectares de SAF’s frutos do convênio serão compostos por espécies frutíferas e florestais de reconhecido valor econômico e cultural na região, como açaí, cupuaçu, banana, castanha-do-Pará e mogno. Também serão trabalhadas culturas anuais tradicionalmente cultivadas no município, como mandioca e milho. Serão atendidas as comunidades dos Projetos de Assentamentos (PA’s) Lajedo II, 26 de Março e Escada Alta, formados por grupos de interesses compostos por seis famílias (um hectare por cada), totalizando 18 delas, que receberão capacitação em produção de mudas e implantação de SAF’s, além de serem beneficiadas com um viveiro.

O recurso é proveniente de arrecadação da “tarifa de reposição florestal”, gerada nos municípios que realizam supressão florestal autorizada pelo órgão de meio ambiente, como uma espécie de compensação ambiental, recebida por meio do Fundo de Desenvolvimento Florestal (Fundeflor), gerenciado pelo Ideflor-Bio, voltado ao fomento de ações que objetivam reflorestar áreas desmatadas. O convênio proposto pela Emater tem prazo de execução de um ano, com possibilidade de aditivos.

O processo tem apoio da Prefeitura Municipal, Empresas de Assistência Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates) - que atua em chamadas do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) -, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).